A reforma do ensino de língua inglesa no Brasil no contexto da reestruturação produtiva
Carregando...
Data
2007-05-30
Autores
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Este artigo é parte da dissertação O ensino de inglês para o nível médio na reforma educacional brasileira: a noção de competência comunicativa no livrotexto e tenta apreender a relação da reforma educacional brasileira do ensino de inglês no nível médio, com base nos referenciais econômicos e políticos que se desenvolveram na década de 1990, sob a ótica das competências. Apresenta os princípios básicos da reforma no que refere ao ensino de inglês para o nível médio apoiando-se em documentos produzidos pelo governo federal e conclui que, de fato, existe uma relação entre as produções teóricas sobre aquisição de língua estrangeira, políticas econômicas e educacionais. _______________________________________________________________________________________________________________________ ABSTRACT _______________________________________________________________________________________________________________________ This paper is part of the thesis “The teaching of English at the high school level in the Brazilian educational reform: the notion of communicative competence in the text-book.” and it attempts to understand the relation of the Brazilian educational reform regarding the teaching of English supported by the economical and political references that were developed in the 1990 decade, under the competences bases. It shows the main principles of English high school teaching reform based on the documents formulated by Brazilian government and it
concludes that there is a relation between the theoretical papers concerning to second language acquisition, economical and educational politics.
Descrição
v. 32, n. 1, p. 173-199, jan./jun. 2007.
Palavras-chave
Citação
DUARTE, Magali Saddi. A reforma do ensino de língua inglesa no Brasil no contexto da reestruturação produtiva. Inter-Ação, Goiânia, v. 32, n. 1, jan./jun. 2007. Disponível em: <http://www.revistas.ufg.br/index.php/interacao/article/view/1405/2572>.