Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/4287
Tipo do documento: Monografia
Título: A competência informacional de coordenadores, tutores e auxiliares de biblioteca dos polos de ensino a distância parceiros da Universidade Federal de Goiás
Autor: Silva, Elder do Couto
Primeiro orientador: Gomes, Suely Henrique de Aquino
Primeiro membro da banca: Gomes, Suely Henrique de Aquino
Cruz-Riascos, Sonia
Resumo: O presente trabalho analisa a competência informacional de educadores envolvidos no ensino a distância na UFG. Para tanto, realizou-se o estudo de caso com os responsáveis - coordenadores, tutores e auxiliares de biblioteca - pelo suporte ao ensino em 26 polos de apoio presencial distribuídos por todo o Estado de Goiás. Para a coleta de dados, foram utilizados questionários com perguntas fechadas, tendo como eixo os padrões da ACRL, enviados por email para um total de 193 pesquisados. O estudo mostrou que os participantes apresentaram características, na maioria das questões abordadas, condizentes com os padrões criados pela ACRL para o ensino superior, porém houve alguns aspectos do comportamento expressado pelos participantes que ficaram a dever quando comparados com tais padrões. Como sugestão para alinhar o nível de competência dos pesquisados, sugere-se a criação de cursos para esse grupo de atores do ensino a distância com abordagem em letramento informacional e normalização do trabalho acadêmico-científico.
Abstract: This paper analyzes the information literacy of educators involved in distance learning at UFG. There was a case study with the responsibles - coordinators, tutors and library assistants - by holding education in 26 support poles distributed throughout the State of Goiás. For data collection was used questionnaires with closed questions, sent by e-mail to a total of 193 surveyed. The study showed that participants had characteristics, in most of the issues, consistent with the patterns created by ACRL for higher education, however there were some aspects of behavior expressed by respondents that these were insufficient when compared with the parameters set by the standards of ACRL. As suggestion for bringing the level of competence of the participants, suggested the creation of courses for this group that work with distance learning, courses with approach in information literacy and standardization of academic and scientific work.
Palavras-chave: Comportamento informacional
Ensino a distância
Tutores
Auxiliares de biblioteca
Information literacy
Distance learning
Tutors
Library assistants
País: brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Informação e Comunicação (RG)
Nome do curso: Biblioteconomia (RG)
Citação: SILVA, Elder do Couto. A competência informacional de coordenadores, tutores e auxiliares de biblioteca dos polos de ensino a distância parceiros da Universidade Federal de Goiás. 2010. 81 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)-Faculdade de Informação e Comunicação, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2010.
Tipo de acesso: Acesso aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/4287
Data de publicação: 2010
Aparece nas coleções:FIC - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCCG-BIBLIOTECONOMIA-ELDER-SILVA.pdf2,84 MBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.