Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/4460
Tipo do documento: Monografia
Título: As limitações para a imparcialidade jornalística
Autor: Guimarães, Rogério Borges
Primeiro orientador: Ribeiro, Flora
Resumo: A imparcialidade jornalística é uma das prerrogativas do texto informativo, parte constituinte de reportagens diárias que o leitor tem acesso por meio de jornais impressos, no radiojornalismo e no telejornalismo. Ocorre que em situações pontuais, alguns jornalistas aproveitam determinadas pautas para expressar seus pontos de vista e seus conceitos a respeito do assunto. A interferência particular e a impregnação das impressões pessoais na construção do conteúdo jornalístico chocam-se com o que entendemos por imparcialidade jornalística, ou seja: a isenção total da opinião do jornalista no relato jornalístico que produz. Segundo o Dicionário Aurélio, da Língua Português, algo imparcial é o que não se julga com paixão. O jornalismo, sobretudo de influência da Teoria Funcionalista, evidenciada por Harold Laswell, se consolidou sobre o fundamento da objetividade. No entanto, com o advento do capitalismo que consolidou as relações mercantis em todo o mundo, os elementos culturais também se tornaram produto comercial assim como iguarias, móveis e peças do vestuário. Adorno conceitua esse fenômeno como indústria cultural. Assim, o fator econômico passa a ser decisivo nos conteúdos e no caso do jornalismo contribui decisivamente para a construção de reportagens que refletem em muitos casos interesses econômicos, sociais e políticos específicos. A Ética Jornalística vai servir como um norte a ser seguido pelos jornalistas, na tentativa de superar os desafios impostos pelo sistema e resgatar as bases do jornalismo, apesar de correntes que pregam o sepultamento da imparcialidade jornalística.
País: brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Informação e Comunicação (RG)
Nome do curso: Jornalismo (RG)
Citação: GUIMARÃES, Rogério Borges. As limitações para a imparcialidade jornalística. 2005. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)–Faculdade de Informação e Comunicação, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2005.
Tipo de acesso: Acesso aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/4460
Data de publicação: 2005
Aparece nas coleções:FIC - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCCG - Jornalismo - Rogerio Borges Guimaraes.pdfTrabalho de Conclusão de Curso - Artigo Principal209,29 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons