Educação Física e saberes docentes: mapeamento da produção de conhecimentos com referências em Tardif
Carregando...
Data
2013-06-11
Autores
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Federal de Goiás
Resumo
O estudo dos saberes docentes e formação profissional, especialmente no que concerne a Educação Física, são bastante abrangentes. A partir disso o objetivo deste trabalho foi estudar as inferências do autor canadense Maurice Tardif em oito periódicos da área. Foram pesquisados oitenta e três artigos e destes, somente vinte e sete correspondiam pré-requisitos da pesquisa, sendo analisados e discutidos a partir do autor supracitado. Durante a análise dos dados foram apresentados os temas pertinentes aos artigos pesquisados tais como, a composição do universo dos saberes docentes, o cotidiano e a prática profissional do docente, processos pedagógicos na escola dentre outros. A valorização profissional do docente e a sua importância no processo de ensino aprendizagem e sua função humanizadora foram ressaltados e apontados como primordial para uma educação que atenda uma sociedade geral e que vislumbre igualdade, autonomia e emancipação.
Descrição
Palavras-chave
Saberes docentes, Formação profissional, Educação, Educação Física
Citação
BERNARDES, Péricles Soares. Educação física e saberes docentes: mapeamento da produção de conhecimentos com referências em Tardif. 2012. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)-Faculdade de Educação Física - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2012.