A Educação Física escolar no ensino médio do CEPAE/UFG: um estudo de caso
Carregando...
Data
2013-06-11
Autores
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Federal de Goiás
Resumo
Este estudo trata da Educação Física no Ensino Médio do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (CEPAE/UFG). O objetivo central desse trabalho é identificar qual é o papel da Educação Física no Ensino Médio no CEPAE/UFG. Para isso, realizamos uma pesquisa qualitativa, um estudo de caso, utilizando os seguintes procedimentos metodológicos: pesquisa bibliográfica, análise dos documentos legais, a Lei de Diretrizes e Bases (LDB/1996); Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio; Projeto Político Pedagógico do CEPAE/UFG; Plano de Ensino da subárea da Educação Física do CEPAE/UFG; entrevista com professor do CEPAE/UFG; e também, questionário direcionado para os alunos do Ensino Médio dessa instituição de ensino. Nosso interesse foi identificar o provável desinteresse dos alunos nas aulas de Educação no Ensino Médio, pois é possível que a haja um desconhecimento por parte da comunidade escolar das bases legais e legítimas da Educação Física na escola e a sua função, o que pode indicar uma desvalorização da disciplina, especialmente no Ensino Médio. O resultado indica que a importância da Educação Física é percebida nos documentos que a legitimam como componente curricular. Percebemos ainda, que os alunos do CEPAE/UFG compreendem o papel da Educação Física no Ensino Médio e entendem que é uma importe disciplina presente no currículo desta etapa de ensino e que contribui na vida e na formação deles.
Descrição
Palavras-chave
Educação Física escolar, Ensino médio
Citação
SOUSA, Fabiano Alves de. A Educação Física escolar no ensino médio do CEPAE/UFG: um estudo de caso. 2013. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)-Faculdade de Educação Física, Goiânia, 2013.