A organização do trabalho pedagógico do conteúdo lutas no ensino médio do Estado de Goiás: realidade e possibilidades
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Data
2013-06-11
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Resumo
As lutas são expressões da cultura corporal historicamente produzida pela humanidade e, desta forma, indispensável ser socializada como conteúdo pertinente às aulas de Educação Física na escola. Assim, a presente monografia de especialização está localizada dentre as propostas de pesquisa que se dedicam a investigar a organização do trabalho pedagógico contido na política pública educacional para o Ensino Médio no Estado de Goiás. Destarte a estas considerações, tivemos como objetivo analisar a proposta curricular do Ensino Médio para a área da Educação Física, especificamente a forma como é organizado e proposto o conteúdo lutas, perspectivando levantar dados sobre o documento Referencial Curricular para o Ensino Médio (RCEM), do Estado de Goiás, e apontar algumas contribuições para a consolidação desta proposta curricular. Adotamos para efeito metodológico uma pesquisa documental, de análise qualitativa, sobre o RCEM, mais especificamente na área das línguas, códigos e suas tecnologias, componente curricular Educação Física, conteúdo lutas. A análise consistiu em pontuar e problematizar as principais proposições do documento RCEM com relação a sua estrutura funcional e os saberes propostos para o conteúdo lutas. A análise do documento RCEM nos permitiu expor proposições contributivas sobre a utilização de traços essenciais para a apreensão e organização do trabalho pedagógico do conteúdo lutas, no sentido ampliado como também na utilização do sentido restrito, a partir da diferenciação e distância entre oponentes. Com isso, aponta-se o desafio de tratar o conhecimento das lutas numa perspectiva reflexiva e crítica, contribuindo para a construção de outro projeto histórico, para além do capital.
Descrição
Palavras-chave
Lutas, Educação Física Escolar, Referenciais curriculares, Projeto histórico
Citação
GONÇALVES, Leonardo Conceição. A organização do trabalho pedagógico do conteúdo lutas no ensino médio do Estado de Goiás: realidade e possibilidades. 2013. 72 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)-Faculdade de Educação Física, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2013.