A organização do trabalho pedagógico do conteúdo lutas no ensino médio do Estado de Goiás: realidade e possibilidades

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2013-06-11

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

As lutas são expressões da cultura corporal historicamente produzida pela humanidade e, desta forma, indispensável ser socializada como conteúdo pertinente às aulas de Educação Física na escola. Assim, a presente monografia de especialização está localizada dentre as propostas de pesquisa que se dedicam a investigar a organização do trabalho pedagógico contido na política pública educacional para o Ensino Médio no Estado de Goiás. Destarte a estas considerações, tivemos como objetivo analisar a proposta curricular do Ensino Médio para a área da Educação Física, especificamente a forma como é organizado e proposto o conteúdo lutas, perspectivando levantar dados sobre o documento Referencial Curricular para o Ensino Médio (RCEM), do Estado de Goiás, e apontar algumas contribuições para a consolidação desta proposta curricular. Adotamos para efeito metodológico uma pesquisa documental, de análise qualitativa, sobre o RCEM, mais especificamente na área das línguas, códigos e suas tecnologias, componente curricular Educação Física, conteúdo lutas. A análise consistiu em pontuar e problematizar as principais proposições do documento RCEM com relação a sua estrutura funcional e os saberes propostos para o conteúdo lutas. A análise do documento RCEM nos permitiu expor proposições contributivas sobre a utilização de traços essenciais para a apreensão e organização do trabalho pedagógico do conteúdo lutas, no sentido ampliado como também na utilização do sentido restrito, a partir da diferenciação e distância entre oponentes. Com isso, aponta-se o desafio de tratar o conhecimento das lutas numa perspectiva reflexiva e crítica, contribuindo para a construção de outro projeto histórico, para além do capital.

Descrição

Palavras-chave

Lutas, Educação Física Escolar, Referenciais curriculares, Projeto histórico

Citação

GONÇALVES, Leonardo Conceição. A organização do trabalho pedagógico do conteúdo lutas no ensino médio do Estado de Goiás: realidade e possibilidades. 2013. 72 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)-Faculdade de Educação Física, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2013.