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  1. TEDE
  2. Regional Goiânia (RG)

IESA - Instituto de Estudos Socioambientais : [382]

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Conflitos territoriais e identidade quilombola da comunidade do Ambé no Amapá

A presente tese intitulada Conflitos Territoriais e identidade quilombola na Comunidade do Ambé no Amapá, é resultado da pesquisa sobre a relação entre conflitos territoriais e afirmação da identidade quilombola dos membros da Comunidade do Ambé. A pesquisa originou-se do Doutorado Interinstitucional firmado entre o Programa de Pós-Graduação em Geografia, do Instituto de Estudos Socioambientais (IESA) da Universidade Federal de Goiás (UFG) e a Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), ini...

Implicações territoriais da hidrelétrica de Santo Antônio do Jari na comunidade tradicional do Iratapuru/AP

A inserção de usinas hidrelétricas no Brasil, vem durante a história provocando implicações territoriais na existência e permanência de povos e comunidades tradicionais em muitas regiões do país, em decorrência da fragilidade dos estudos e relatórios de impactos ambientais. O objetivo desta tese é compreender e descrever como a introdução de técnicas e tecnologias no sul do Amapá com a construção da usina hidrelétrica de Santo Antônio do Jari, provocou a desterritorialização na comunidad...

Metrópole institucional e vivida em Palmas - TO (2012-2018)

O processo de institucionalização e ou criação das Regiões Metropolitanas no Brasil se apresenta em dois períodos. O primeiro se inicia com a Constituição Federal de 1967, cuja prerrogativa cabia à União, mediante Lei Complementar. O segundo período começa após promulgação da Constituição Federal de 1988, quando o Governo transpôs para cada Estado federado, a partir do Art. 25, § 3o, a competência de instituir as Regiões Metropolitanas (RMs), assim como estabelecer os seus próprios crité...

Linguagem cartográfica e histórias infantis: a construção dos saberes geográficos nos anos iniciais do ensino fundamental

O ensino de Geografia nos anos inicias do Ensino Fundamental se caracteriza pelo trabalho articulado com as múltiplas linguagens na perspectiva de contribuir para a construção dos saberes geográficos dos alunos. Dentre essas linguagens podemos citar as histórias infantis e os desenhoscomo propostas de atividades que buscam fomentar a imaginação e a criatividade desses sujeitos, muito comum nessa fase da escolaridade. Desse modo, a presente dissertação tem como objetivo geral analisar a po...

Áreas de preservação permanente como instrumento para conservação dos recursos hídricos: estudo de caso na região metropolitana de Goiânia, Goiás

As Áreas de Preservação Permanente (APPs) são espaços especialmente protegidos por lei, através do Código Florestal Brasileiro (CFB) (BRASIL, 2012). Esses espaços, apesar de serem ambientalmente frágeis, exercem importantes funções ecossistêmicas, com destaque para a proteção dos recursos hídricos. Todavia, ainda que tenham sido alcançados avanços com a evolução da legislação ambiental brasileira, por meio da institucionalização de instrumentos para regularização do uso dos recursos naturais,...

Dinâmica do carbono em solos sob áreas de pastagens no bioma cerrado

O processo de degradação que acomete diversos ambientes terrestres tem levado a severos impactos na produção de alimentos, nas condições ambientais, sociais e econômicas de diversas regiões do globo. À exemplo disto, as mudanças climáticas com o aumento nos níveis dos gases de efeito estufa (GEE), principalmente do CO2 tem sido um fator preocupante, pois a alteração no ciclo do carbono está propiciando aumento na temperatura da superfície terrestre, o que tem levado a diversas propostas para ...

Abastecimento de água em espaços urbanos: políticas públicas e gestão na região metropolitana de Goiânia (1988-2018)

A água é utilizada como fator fundamental da saúde pública e do desenvolvimento econômico e social. Em regiões metropolitanas, a gestão desse recurso é indispensável para garantir seus usos múltiplos e uma satisfatória disponibilidade qualitativa e quantitativa. No contexto dado pelo Estatuto da Metrópole, que institui diretrizes gerais para o planejamento, a gestão e a execução de funções públicas de interesse comum, ou FPICs (incluindo o saneamento básico e os serviços de abastecimento de á...

O componente físico-natural vegetação no ensino de geografia em escolas estaduais do município de Inhumas-GO

Aborda-se, na presente pesquisa, o componente físico-natural vegetação na perspectiva de compreender como tem sido encaminhado o seu ensino na Geografia Escolar de Inhumas-GO. Consideramos que a vegetação do município se diferencia do que comumente é apresentado como característica do Cerrado e que as diferenças não são representadas em livros didáticos, revistas e até mesmo em vídeos que abordam o Cerrado. Para a compreensão de tal componente físico-natural levou-se em consideração a relação...

Dinâmica migratória dos haitianos para a região norte: o rito de passagem

A articulação de questões socioeconômicas, socioespaciais, políticas e ecológicas no país de origem ampliaram a dinâmica da emigração e levaram alguns governos a lidarem com a imigração haitiana em linhas diferentes das binárias, criando um status intermediário legal entre a categoria de refugiados e a classe econômica. Tal resposta leva em consideração a vulnerabilidade multidimensional da sociedade haitiana. Não obstante as especificidades contextuais, colocar em perspectiva antigos pa...

Pessoas com deficiência física na microrregião do Vão do Paranã: narrativas e cartografias de vida

Este trabalho tem a finalidade de analisar os municípios da microrregião do Vão do Paranã com a perspectiva voltada para Pessoa Com Deficiência (PCD), buscando verificar o processo histórico-geográfico de formação dessa região desde a sua ocupação, para entender os espaços de deslocamentos e vivências desses indivíduos. Em um primeiro momento foi realizada uma contextualização das disparidades socioeconômicas dessa região, em comparação com as outras regiões do estado de Goiás, utilizando dad...

As bases teórico-metodológicas dos professores iniciantes de geografia: o ensino do componente físico-natural clima

Esta pesquisa está consubstanciada em compreender como o componente físico-natural clima é aprendido pelos professores iniciantes de Geografia e como, posteriormente, é trabalhado em sala de aula. O objetivo geral da pesquisa é analisar as bases teórico-metodológicas que norteiam os professores iniciantes de Geografia entre o processo de formação inicial e a primeira fase de formação continuada. Para isso, foi necessário alçar como objetivos específicos: (i) identificar a base teórica e metod...

A flecha e a caneta: a representação de natureza em Daniel Munduruku na obra “Sabedoria das águas” – a literatura indígena em questão

A forma como os povos indígenas se comunica com a sociedade nacional ganha uma nova força - a escrita. No decorrer do tempo os povos indígenasutilizavam apenas a oralidade para transmitir suas culturas de geração em geração. A Literatura Indígena contribui para a autoafirmação das tradições e da cultura indígena, autoafirmação étnica de denúncia de diversos tipos de espoliação e de registro da cultura das mais diversas etnias. Neste sentido, o foco que se apresenta nesta pesquisa consist...

A escala geográfica e o pensamento geográfico: experiências com jovens escolares do ensino médio

Esta investigação se insere no conjunto de reflexões sobre a Escala Geográfica e a formação/desenvolvimento de um pensamento geográfico por jovens escolares do Ensino Médio. O conceito de Escala Geográfica é pouco trabalhado no ensino básico, de modo que os estudantes ficam impossibilitados de desenvolver um pensamento geográfico fundamentado em conceitos geográficos. A Escala Geográfica contribui para a leitura de fenômenos espaciais físicos e sociais, corroborando para uma compreensão mais ...

A vida ribeirinha no lugar: da degradação do rio Cuiabá à introdução das peixarias em São Gonçalo Beira Rio e Bonsucesso - MT

A presente tese de doutorado tem como objetivo investigar o lugar ribeirinho sob o contexto das peixarias, um tipo de estabelecimento que pode ser definido como um restaurante especializado em pratos regionais com peixe de água doce. Sendo a problemática levantada no sentido da necessidade de emancipação econômica e social destes homens e mulheres, eque os têm levado a uma transição gradual de modo de vida? Para isso foram selecionadas duas localidades. Elas estão nas margens do rio Cuiab...

Condomínios horizontais fechados e fragilidade das normas urbanísticas na região metropolitana de Goiânia

O presente estudo investiga a atuação do mercado imobiliário de Condomínios Horizontais Fechados na Região Metropolitana de Goiânia, sua relação com as políticas públicas, bem como algumas de suas estratégias de atração. Neste estudo, foi possível compreender que o mercado destes empreendimentos tem optado pela instalação de condomínios nos demais municípios da região metropolitana, a exemplo de Senador Canedo, em função dos estoques de áreas disponíveis, e, também, devido às normas urba...

O ensino de Geografia na BNCC do ensino fundamental (anos iniciais e anos finais): a escala geográfica e o conceito de lugar com vistas à formação cidadã do aluno

O trabalho propõe Analisar a concepção de Geografia defendida na Base Nacional Comum Curricular para o Ensino Fundamental (Anos Iniciais e Anos Finais), tendo em vista o desenvolvimento do pensamento geográfico e a formação global dos alunos. Para o desenvolvimento desta pesquisa, o método escolhido é a pesquisa documental, a partir da própria política curricular em questão e das referencias bibliográficas dos diferentes autores que trabalharam a construção teórico-metodológica desta ciê...

Cartografia de paisagem, de conservação de água e de potencialidade turística do vale equatorial quilombola do Matapi, no Amapá

Esta pesquisa teve por objetivo geral, revelar padrões, códigos e significados de paisagem, de situação e condição de corpos de água e avaliar a potencialidade turística do ‘vale equatorial quilombola’ do rio Matapi (os adjetivos ‘equatorial’ e ‘quilombola’ constituem dois importantes atributos geográficos de sua suposta potencialidade turística, diretamente relacionados à sua indicação geográfica e geonímia), no Estado de Amapá, na Amazônia Setentrional, assim como, propor um sistema de cons...

Influência das variáveis ambientais na qualidade das águas do reservatório da Usina Hidrelétrica da Ferreira Gomes - Amapá

A abordagem analítica da qualidade da água é necessária não apenas para a realização de estudos ambientais, mas também econômicos, já que o desenvolvimento do estado do Amapá e do município de Ferreira Gomes, região selecionada para este estudo, depende diretamente deste recurso natural. Todavia, nota-se que, na região central do estado, o problema da qualidade da água cresce devido à grande quantidade de concentração de matéria orgânica em áreas que são alagadas e inundadas durante a ...

Geoecologia das paisagens do cerrado: análise das relações socioambientais na bacia hidrográfica do rio Tocantinzinho – GO

O crescente processo de conversão da vegetação nativa em usos antrópicos observado no norte e nordeste goiano tem representado aumento na pressão sobre os recursos naturais e processos ecossistêmicos. A bacia hidrográfica do rio Tocantinzinho (BHRT) que abrange importantes áreas prioritárias para conservação do Cerrado se insere nesse cenário. Nesse sentido, a presente pesquisa teve como objetivo analisar os efeitos da relação sociedade e natureza na paisagem da BHRT, entre 1985 e 2016...

Ensinar geografia com a cartografia: a contribuição dos mapas mentais no processo de ensino-aprendizagem de alunos de ensino médio

Nas discussões teórico-metodológicas acerca do ensino de Geografia, busca-se o desenvolvimento e aplicabilidade de práticas que viabilizam a formação de alunos leitores conscientes do seu espaço. Nessa perspectiva, o desenvolvimento do pensamento geográfico tem uma importância fundamental, uma vez que esse conhecimento ao ser construído considera os conceitos cotidianos e espaciais que se formam pela prática do indivíduo no espaço geográfico, e os associa aos fundamentos e conceitos m...

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Author
  • 2 Carvalho, José Rodrigues de
  • 2 Curado, Bento Alves Araújo Jayme ...
  • 2 Marques, Ana Carolina de Oliveira
  • 2 Menezes, Priscylla Karoline de
  • 2 Mota, Rosiane Dias
  • 2 Rosa, Claudia do Carmo
  • 2 Silva, Flávia Gabriela Domingos
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Advisor
  • 27 Chaveiro, Eguimar Felício
  • 17 Almeida, Maria Geralda de
  • 16 Cavalcanti, Lana de Souza
  • 15 Barreira, Celene Cunha Monteiro A...
  • 15 Ratts, Alecsandro José Prudêncio
  • 14 Calaça, Manoel
  • 12 Arrais, Tadeu Pereira Alencar
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  • 61 Chaveiro, Eguimar Felício
  • 38 Oliveira, Ivanilton José de
  • 30 Almeida, Maria Geralda de
  • 27 Cavalcanti, Lana de Souza
  • 26 Barreira, Celene Cunha Monteiro A...
  • 24 Calaça, Manoel
  • 24 Oliveira, Adriano Rodrigues de
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  • 64 Chaveiro, Eguimar Felício
  • 39 Oliveira, Ivanilton José de
  • 32 Almeida, Maria Geralda de
  • 31 Cavalcanti, Lana de Souza
  • 28 Barreira, Celene Cunha Monteiro A...
  • 27 Calaça, Manoel
  • 27 Oliveira, Adriano Rodrigues de
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Subject
  • 34 Território
  • 30 Territory
  • 23 Cerrado
  • 17 Lugar
  • 15 Ensino de geografia
  • 14 Geografia
  • 14 Goiás
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  • 197 GEOGRAFIA
  • 91 CIENCIAS HUMANAS
  • 87 CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
  • 12 GEOGRAFIA HUMANA
  • 11 GEOGRAFIA REGIONAL
  • 10 ANALISE REGIONAL
  • 8 CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA::GEOG...
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Institution
  • 382 Universidade Federal de Goiás
???jsp.search.facet.refine.initials???
  • 382 UFG
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  • 285 Programa de Pós-graduação em Geog...
  • 76 Mestrado em Geografia
  • 17 Doutorado em Geografia
  • 2 |||
  • 1 Programa de Pós-graduação em Geog...
  • 1 |||
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  • 285 Instituto de Estudos Socioambient...
  • 76 Ciências Humanas
  • 17 Ciencias Humanas
  • 2 |||
  • 1 |||
  • 1 |||
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  • 105 Coordenação de Aperfeiçoamento de...
  • 40 Conselho Nacional de Pesquisa e D...
  • 27 Fundação de Amparo à Pesquisa do ...
  • 2 Outro
  • 1 |||
Document Type
  • 239 Dissertação
  • 143 Tese
Date issued
  • 320 2010 - 2019
  • 62 2003 - 2009
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  • 3 2014
  • 30 2012
  • 14 2011
  • 34 2010
  • 18 2009
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  • 382 application/pdf
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  • 378 Acesso Aberto
  • 4 Acesso aberto

Sub-communities within this community

Programa de Pós-graduação em Geografia [382]

Universidade Federal de Goiás
repositorio.bc@ufg.br.br