Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/10256
Tipo do documento: Dissertação
Título: A formação do conceito de indústria pelo ensino de Geografia no município de Canápolis - MG
Título(s) alternativo(s): Formation of the industry concept by Geography teaching in Canápolis - MG
Autor: Carvalho, Gustavo Araújo de
Currículo Lattes do Autor: http://lattes.cnpq.br/5338094235922744
Primeiro orientador: Cavalcanti, Lana de Souza
Currículo Lattes do primeiro orientador: http://lattes.cnpq.br/8827112569170294
Primeiro membro da banca: Cavalcanti, Lana de Souza
Segundo membro da banca: Myiazak, Vitor Koiti
Terceiro membro da banca: Oliveira, Suzana Ribeiro Lima
Resumo: O presente trabalho é resultado de reflexões sobre o processo de mediação que oportuniza a construção do conhecimento geográfico, e analisa, especificamente, o conceito de indústria no município de Canápolis-MG junto à jovens do terceiro ano do ensino médio e a potencialização do local como escala de abordagem de conteúdo. A indústria como um processo de atividades que geram diferentes impactos no ambiente, tornou-se um importante elemento a ser considerado na construção desta dissertação, buscando entender como o trabalho docente possa promover um processo de aprendizagem por meio de referências empíricas dos jovens escolares. A indústria local constitui-se de elementos e dinâmicas geográficas, e pode ser considerada no trabalho com a formação de um olhar geográfico dos jovens estudantes, construindo caminhos para a formação cidadã. Em busca da concretização da referida pesquisa, concluiu-se que a metodologia qualitativa seria a mais adequada, na modalidade de estudo de caso e com a observação participante, por tornar possível chegar aos resultados esperados. Optou-se também por analisar documentos referente a políticas que regem o ensino de Geografia nas escolas públicas no/do estado de Minas Gerais, esclarecendo as formas de como o conteúdo de indústria é abordado nestes documentos. A pesquisa de campo foi realizada junto a uma escola pública no município de Canápolis-MG. A pesquisa junto à escola em evidência previu a observação das aulas, com turmas do 2º e do 3º ano do Ensino Médio, verificando o processo de mediação dos professores de Geografia, e analisando como postulavam o local de vivência dos jovens estudantes entre o conhecimento científico e o cotidiano. Em seguida, desenvolveu-se uma proposta de intervenção didática, utilizando o conceito de indústria conforme o percurso didático proposto por Cavalcanti (2013a, 2014). Os resultados alcançados possibilitaram contribuir com o espaço escolar e o ensino de Geografia, evidenciando a construção do conceito de indústria por meio de metodologias que aproximassem o conteúdo escolar do cotidiano vivido, dando ênfase em vários outros componentes da indústria local que poderiam ser trabalhados como conteúdos em sala de aula pelo ensino de Geografia.
Abstract: The present work is the result of a reflection about the mediation process that enables the construction of geographic knowledge, and specifically analyzes the concept of industry in the county of Canápolis-MG along with 3rd high school teenagers and the potentialization of the place as a source of content. The industry as a process of activities that cause different impacts on the environment, has become an important element to consider in the construction of this dissertation, attempting to understand how the teaching work can exercise a process of teaching learning through student's empirical references. The Local industry more than just constituting geographical elements and dynamics, has become an important factor in the construction of a geographical view of the young students, building paths to citizen education. In order to concretize this research, it was concluded that the qualitative emphatic methodology in this case study and the participant observation, would make it possible to reach the expected results. It was possible to analyze documents related to the politics that regulate the teaching of Geography in public schools in the state of Minas Gerais, illustrating the ways us how the content of industry is addressed in these documents. The field research was conducted with a public school in the city of Canápolis-MG. The research alongside with the specific school made it possible to observe the classes, together with 2nd and 3rd year high school classes, verifying the mediation process of the Geography teachers, and analyzing how they postulated the place of experience of young students between scientific knowledge and everyday life. Then, it was developed a didactic intervention propose, using the concept of industry according to the didactic path set by Cavalcanti (2013a, 2014). The results achieved made it possible to contribute to the school space and the teaching of Geography, highlighting the construction of the concept of industry through methodologies that would bring the school content closer to the daily life lived, while emphasizing several other components of the local industry that could be worked as classroom content by the teaching of Geography.
Palavras-chave: Ensino de Geografia
Indústria
Mediação
Local
Geography teaching
Industry
Mediation
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Departamento: Regional Jataí (RJ)
Programa: Programa de Pós-graduação em Geografia (RJ)
Citação: CARVALHO, Gustavo Araújo de. A formação do conceito de indústria pelo ensino de Geografia no município de Canápolis - MG. 2019. 160 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Goiás, Jataí, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/10256
Data de defesa: 12-Nov-2019
Aparece nas coleções:Mestrado em Geografia (RJ)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Gustavo Araújo de Carvalho - 2019.pdf3,16 MBAdobe PDFBaixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons