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Tipo do documento: Tese
Título: O curso de educação intercultural em debate: um olhar etnomatemático sobre relações comerciais a partir do tema contextual cultura e comércio
Título(s) alternativo(s): The intercultural education course in debate: an ethnomathematical view on commercial relations from the contextual theme culture and trade
Autor: Silva, Matheus Moreira da
Currículo Lattes do Autor: http://lattes.cnpq.br/1219996162669090
Primeiro orientador: Ribeiro, José Pedro Machado
Currículo Lattes do primeiro orientador: http://lattes.cnpq.br/1433861823493391
Primeiro membro da banca: Ribeiro, José Pedro Machado
Segundo membro da banca: Nazareno, Elias
Terceiro membro da banca: Baumann, Ana Paula Purcina
Quarto membro da banca: Leitão, Rosani Moreira
Quinto membro da banca: Ferreira, Rogério
Resumo: Uma percepção relativa às causas sociais brasileiras e, em particular, às relações comerciais indígenas, tem sido cada vez mais necessária – e eticamente exigida. Essa percepção é decorrente, dentre outros fatores, das preocupações de ordem política e educacional, acerca das marginalizações a que são submetidos os povos indígenas em meio aos dissensos e aos dilemas em torno da diversidade cultural no Brasil. Nesse cenário, há várias mobilizações no sentido de viabilizar o direito à proteção e à valorização das relações comerciais dos povos indígenas, em distintos contextos. Mediante esse debate, a emancipação dos povos indígenas é uma discussão cada vez mais frequente em cursos de formação intercultural. Tendo como referência os apontamentos acima, nos propomos, na presente tese, no que se refere à dinâmica de formação de professores indígenas, enquanto objetivo, identificar de que modo o curso de Educação Intercultural da UFG contribui para a percepção dos estudantes indígenas em formação, no que diz respeito às relações comerciais e à influência do capitalismo, que cotidianamente se faz presente na realidade sociocultural de distintas comunidades. Teoricamente, a discussão será amparada pela dimensão da Etnomatemática d’ambrosiana, segundo a qual, ao longo da história, cada população desenvolveu seus saberes e fazeres próprios. Metodologicamente, a pesquisa caracterizou-se como interpretativa, e a análise dos registros se dará pelo método descritivo. Assim, o estudo analisa o tema contextual “Cultura e Comércio”, do curso de Educação Intercultural da UFG, das turmas de 2019 a 2021, abordando a questão comercial indígena a partir de uma perspectiva crítica e da influência do capitalismo, com intuito de compreender os problemas enfrentados por esses povos. Desta maneira, a tese analisa as influências do capitalismo nos contextos indígenas, o que modifica as relações comerciais tradicionais e aponta alguns comportamentos genocidas que ocorreram (e ocorrem) em decorrência dessa ação. Com isso, esta pesquisa contribui para a valorização da realidade sociocultural e das relações comerciais tradicionais, por meio de um espaço, desperta nos alunos intenções de novas buscas de ação crítica e consciente em sua realidade. Pode, por fim, indicar, também, as influências das modificações comerciais devido aos interesses da sociedade envolvente, e uma possível valorização dos conhecimentos e das relações comerciais dos povos indígenas.
Abstract: Awareness regarding Brazilian social causes and particularly the commercial indigenous relations are becoming widely necessary and ethically required. This awareness results from political and educational concern, among other factors, over the marginalization indigenous peoples are subjected to amid the controversy and dilemmas of cultural diversity in Brazil. In this scenario, there are many actions meant to facilitate the right to protection and improvement of commercial relations of indigenous peoples in distinct contexts. According to this argument, the emancipation of indigenous peoples is becoming a recurrent discussion in academic intercultural courses. Based on the previous statements, the aim of this dissertation, which refers to the dynamics of training indigenous professors, is to determine the way in which the Intercultural Education course from the Federal University of Goiás (UFG) contributes to raising the awareness of undergraduate indigenous students about commercial relations and the logic of capitalism, which interfere daily in the socio-cultural balance of their communities. Theoretically, the discussion will be sustained by D’Ambrosian Ethnomathematics, according to which, throughout history, each population developed its own knowledge and skills. Methodologically, the research was characterized as interpretive, and the analysis of the records will be carried out by the descriptive method. Thus, the study analyzes the contextual theme "Culture and Commerce", of the Intercultural Education course at UFG, from the classes from 2019 to 2021, approaching the indigenous commercial issue from a critical perspective and the influence of capitalism, in order to understand the problems faced by these people.In this degree, the dissertation studies the influences of capitalism in indigenous contexts which modify the traditional commercial relations and indicate some genocide behaviors which occurred, and still continue, as a result of these exploratory actions. With this, this research contributes to the appreciation of the sociocultural reality and traditional commercial relations, through a space that awakens in the students intentions of new searches for critical and conscious action in their reality. Lastly, it may indicate, as well, the influences of the commercial modifications resulted from the interests surrounding society and a possible appreciation for the knowledge and the commercial relations of the indigenous peoples.
Palavras-chave: Etnomatemática
Formação de professores indígenas
Interculturalidade
Relações comerciais
Ethnomathematics
Training of indigenous teachers
Interculturality
Comercial relations
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-graduação (PRPG)
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática (PRPG)
Citação: SILVA, M. M. O curso de educação intercultural em debate: um olhar etnomatemático sobre relações comerciais a partir do tema contextual cultura e comércio. 2022. 140 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2022.
Tipo de acesso: Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/12346
Data de defesa: 26-Ago-2022
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação em Ciências e Matemática (PRPG)

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