Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/4580
Tipo do documento: Dissertação
Título: A influência da televisão nos debates de sala de aula: uma análise com base na hipótese de Agenda-Setting
Título(s) alternativo(s): The influence of television in classroom discussions : an analysis based in Agenda -Setting hypothesis
Autor: Silva, Evangicléia Sousa da
Currículo Lattes do Autor: http://lattes.cnpq.br/5702146815866007
Primeiro orientador: Temer, Ana Carolina Rocha Pessôa
Currículo Lattes do primeiro orientador: http://lattes.cnpq.br/2424054335258827
Primeiro membro da banca: Temer, Ana Carolina Rocha Pessôa
Segundo membro da banca: Braga, Claudomilson Fernandes
Terceiro membro da banca: Nunes, Mônica Rodrigues
Resumo: Os meios de comunicação, em particular a televisão, tem sido objeto de inúmeros estudos acadêmicos. Neste sentido, buscou-se verificar a influência dos conteúdos midiáticos na percepção de alunos do ensino médio do Colégio Meta, em Goiânia, com base na hipótese de Agenda-Setting. A referida dissertação fez uma análise de conteúdo das redações elaboradas pelos alunos, sobre as manifestações que ocorreram em junho de 2013 nas principais capitais do Brasil, e de forma complementar, analisou-se se há utilização do conteúdo midiático em sala de aula através da observação simples e de entrevista com o coordenador do colégio. O corpus desta pesquisa está centrado na proposta de agendamento por meio dos autores: Maxwell McCombs e Donald Shaw (1972), e estudado posteriormente por pesquisadores como: Mauro Wolf, Nelson Traquina, dentre outros. Para tanto, estudou-se em que medida a mídia influência e agenda a percepção dos alunos da referida escola em relação aos protestos de 2013.
Abstract: The media, particularly television, has been the subject of numerous academic studies. In this sense, we sought to verify the influence of media content in the perception of high school students Meta College in Goiania, based in Agenda-Setting hypothesis. That dissertation did a content analysis of essays prepared by students on the demonstrations that took place in June 2013 in the main capitals of Brazil, and in a complementary way, it was examined whether there is use of media content in the classroom through observation simple and interview with the school coordinator. The corpus of this research is focused on the proposed schedule by the authors: Maxwell McCombs and Donald Shaw (1972), and later studied by researchers such as: Mauro Wolf, Nelson Teasing, among others. Therefore, we studied the extent to which the media influence and schedule the perception of the said school students in relation to the 2013 protests.
Palavras-chave: Comunicação
Televisão
Jornalismo
Alunos
Communication
Television
Journalism
Students
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Departamento: Faculdade de Informação e Comunicação - FIC (RG)
Programa: Programa de Pós-graduação em Comunicação (FIC)
Citação: SILVA, E. S. A influência da televisão nos debates de sala de aula: uma análise com base na hipótese de Agenda-Setting. 2015. 106 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/4580
Data de defesa: 24-Fev-2015
Aparece nas coleções:Mestrado em Comunicação (FIC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Evangicléia Sousa da Silva - 2015.pdf1,35 MBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons