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Tipo do documento: Dissertação
Título: Marginalidade e melodrama no cinema brasileiro
Título(s) alternativo(s): Marginality and melodrama in the brazilian cinema
Autor: Freitas, Rafael Fernandes de
Currículo Lattes do Autor: http://lattes.cnpq.br/1443311526138206
Primeiro orientador: Nogueira, Lisandro Magalhaes
Currículo Lattes do primeiro orientador: http://lattes.cnpq.br/6994570742767643
Primeiro membro da banca: Nogueira, Lisandro Magalhães
Segundo membro da banca: Christino, Daniel
Terceiro membro da banca: Roure, Glacy Queirós de
Resumo: O melodrama aqui é tomado para além de uma definição como gênero teatral ou cinematográfico. A partir do conceito de imaginação melodramática, de Peter Brooks, faz-se um percurso pelas principais mudanças que levaram o ocidente da Idade Média ao mundo capitalista a fim de apresentar os fundamentos de uma mentalidade caracteristicamente moderna cujo modo de ver o mundo se traduz visual e ficcionalmente no melodrama. Devido ao seu grande alcance e presença maciça nas produções culturais se torna importante avaliar como o melodrama representa a realidade; qual o tratamento e valoração dados a certos temas e fenômenos que nos tomam cotidianamente e que interferem na nossa existência social e política. Nessa perspectiva é que se desenvolve um estudo sobre a representação da marginalidade a partir da imaginação melodramática, baseado na análise dos filmes Pixote – a lei do mais fraco (1980) e Linha de Passe (2008).
Abstract: Melodrama here is taken beyond a definition as theatrical or cinematic genre. From the concept of melodramatic imagination, by Peter Brooks, this study follows the main changes that led Europe from the Middle Ages to the capitalist world in order to present the foundations of a distinctive modern imagination whose mode of seeing the world is visual and fictionally translated in melodrama. Because of its far-reaching and massive presence in cultural production it is important to evaluate how melodrama represents reality; which treatment and valuation are given to certain topics and phenomena that daily takes our attention and interfere in our social and political existence. Under this perspective we develop a study on the representation of marginality from the aesthetic resources of the melodramatic imagination, which is based on the analysis of the films Pixote - a lei do mais fraco (1980) and Linha de Passe (2008).
Palavras-chave: Melodrama
Marginalidade
Cinema brasileiro
Modernidade
Violência
Melodrama
Marginality
Brazilian cinema
Modernity
Violence
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Departamento: Faculdade de Informação e Comunicação - FIC (RG)
Programa: Programa de Pós-graduação em Comunicação (FIC)
Citação: FREITAS, R. F. Marginalidade e melodrama no cinema brasileiro. 2015. 136 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/4922
Data de defesa: 2-Set-2015
Aparece nas coleções:Mestrado em Comunicação (FIC)

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