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http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/4922
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Marginalidade e melodrama no cinema brasileiro |
Título(s) alternativo(s): | Marginality and melodrama in the brazilian cinema |
Autor: | Freitas, Rafael Fernandes de |
Currículo Lattes do Autor: | http://lattes.cnpq.br/1443311526138206 |
Primeiro orientador: | Nogueira, Lisandro Magalhaes |
Currículo Lattes do primeiro orientador: | http://lattes.cnpq.br/6994570742767643 |
Primeiro membro da banca: | Nogueira, Lisandro Magalhães |
Segundo membro da banca: | Christino, Daniel |
Terceiro membro da banca: | Roure, Glacy Queirós de |
Resumo: | O melodrama aqui é tomado para além de uma definição como gênero teatral ou cinematográfico. A partir do conceito de imaginação melodramática, de Peter Brooks, faz-se um percurso pelas principais mudanças que levaram o ocidente da Idade Média ao mundo capitalista a fim de apresentar os fundamentos de uma mentalidade caracteristicamente moderna cujo modo de ver o mundo se traduz visual e ficcionalmente no melodrama. Devido ao seu grande alcance e presença maciça nas produções culturais se torna importante avaliar como o melodrama representa a realidade; qual o tratamento e valoração dados a certos temas e fenômenos que nos tomam cotidianamente e que interferem na nossa existência social e política. Nessa perspectiva é que se desenvolve um estudo sobre a representação da marginalidade a partir da imaginação melodramática, baseado na análise dos filmes Pixote – a lei do mais fraco (1980) e Linha de Passe (2008). |
Abstract: | Melodrama here is taken beyond a definition as theatrical or cinematic genre. From the concept of melodramatic imagination, by Peter Brooks, this study follows the main changes that led Europe from the Middle Ages to the capitalist world in order to present the foundations of a distinctive modern imagination whose mode of seeing the world is visual and fictionally translated in melodrama. Because of its far-reaching and massive presence in cultural production it is important to evaluate how melodrama represents reality; which treatment and valuation are given to certain topics and phenomena that daily takes our attention and interfere in our social and political existence. Under this perspective we develop a study on the representation of marginality from the aesthetic resources of the melodramatic imagination, which is based on the analysis of the films Pixote - a lei do mais fraco (1980) and Linha de Passe (2008). |
Palavras-chave: | Melodrama Marginalidade Cinema brasileiro Modernidade Violência Melodrama Marginality Brazilian cinema Modernity Violence |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Goiás |
Sigla da instituição: | UFG |
Departamento: | Faculdade de Informação e Comunicação - FIC (RG) |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Comunicação (FIC) |
Citação: | FREITAS, R. F. Marginalidade e melodrama no cinema brasileiro. 2015. 136 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2015. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/4922 |
Data de defesa: | 2-Set-2015 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Comunicação (FIC) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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