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Tipo do documento: Dissertação
Título: Comportamento organizacional e comunicação: a representação social do servidor público
Título(s) alternativo(s): Organizational behavior and communication: social representation of the public servant
Autor: Lettieri, Tessa Monteiro
Currículo Lattes do Autor: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8754667J5
Primeiro orientador: Braga, Claudomilson Fernandes
Currículo Lattes do primeiro orientador: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4102466A0
Primeiro membro da banca: Braga, Claudomilson Fernandes
Segundo membro da banca: Tuzzo, Simone Antoniacci
Terceiro membro da banca: Silva, André Vasconcelos
Resumo: Este trabalho objetivou o estudo da comunicação organizacional na sua relação com o comportamento organizacional sobretudo a comunicação como elemento de ligação, fomentador e difusor dos processos de mudanças comportamentais. Partindo da noção de que todo comportamento tem valor comunicativo, e de que o indivíduo atua como pensa, tornou-se necessário conhecer este sujeito. Partindo deste pressuposto esta dissertação investiga a representação social do servidor técnico administrativo e como este servidor se posiciona enquanto cidadão organizacional. O estudo construído a partir de pesquisas de natureza qualitativa e quantitativa, foi realizado em três etapas de coleta. A primeira sobre a representação social do servidor tendo como referência metodológica a técnica de evocações; a segunda construída a partir da escala de Likert, portanto, fechada, e a terceira baseada na escala de cidadania organizacional. Os principais resultados apontam e identificam que a representação social do servidor público está fundamentada na origem histórica da estabilidade, cujo papel da comunicação não tem sido suficientemente compreendido pela organização e pelo servidor, alterando substancialmente o comportamento deste sujeito, a ponto de ser possível verificar que este servidor não se classifica como um cidadão organizacional.
Abstract: This work aimed to the study of organizational communication in their relationship with organizational behavior, especially communication as liaison, developer and disseminator of behavioral change processes. Based on the notion that all behavior has communicative value, and that the individual acts as he think, it was necessary to know this subject. The study included a qualitative and quantitative research (word association and questionnaires). Was identified that the social representation of public employees is based on the historical origin of stability, modernly mistaken, causing the communication doesn’t makes sense for a large part of public employees.
Palavras-chave: Comunicação organizacional
Comportamento organizacional
Representações sociais
Estabilidade
Organizational communications
Organizational behavior
Social represeenatios
Stability
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Departamento: Faculdade de Informação e Comunicação - FIC (RG)
Programa: Programa de Pós-graduação em Comunicação (FIC)
Citação: LETTIERI, T. M. Comportamento organizacional e comunicação: a representação social do servidor público. 2016. 232 f. Dissertação (Dissertação em Comunicação) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/5691
Data de defesa: 30-Mar-2016
Aparece nas coleções:Mestrado em Comunicação (FIC)

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