Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/5816
Tipo do documento: Dissertação
Título: Educomunicação e cidadania: uma perspectiva latino-americana (Brasil-Colômbia)
Título(s) alternativo(s): Educomunicación y ciudadania: una perspectiva latinoamericana (Brasil-Colombia)
Autor: Sarmiento, Gloria Patricia Piedrahita
Currículo Lattes do Autor: http://lattes.cnpq.br/1845651417058164
Primeiro orientador: Braga, Claudomilson Fernandes
Currículo Lattes do primeiro orientador: http://lattes.cnpq.br/1812629763554762
Primeiro membro da banca: Braga, Claudomilson Fernandes
Segundo membro da banca: Tuzzo, Simone Antoniaci
Terceiro membro da banca: Soares, Ismar de Oliveira
Resumo: Esta dissertação estuda, desde uma perspectiva qualitativa, a inter-relação entre as áreas da Educomunicação e a cidadania no campo formal da educação. É um estudo binacional que visa compreender quais são as contribuições da educomunicação na construção da cidadania, tomando como referência a licenciatura em Educomunicação da Universidade de São Paulo, no Brasil e, a Licenciatura em Comunicación e Informática Educativa da Universidad Tecnológica de Pereira, na Colômbia. Para tanto, estudam-se os Projetos Políticos de cada curso visando compreender como cada uma das universidades materializou os ideais teóricos sobre os temas de educomunicação e cidadania em objetivos reais de formação e na estruturação dos currículos. Analisa-se, o que antecedeu à criação de cada curso, a matriz curricular como estratégia para materializar os ideais propostos e a sua relação com a cidadania. E, por último, analisam-se também as expectativas dos cursos, identificando de que forma a educomunicação e cidadania estão presentes, ou não, nos projetos, metodologias e ações promovidas por cada curso. A metodologia usada foi a análise de conteúdo, aplicada a cada um dos PPC, com a qual procura-se compreender as possibilidades e os limites deles em cada país, pretendendo estabelecer uma análise crítica e categorial sobre a construção de cidadania que a área da educomunicação está aportando nesses dois países.
Abstract: Esta investigación estudia, desde una perspectiva cualitativa, la interrelación entre las áreas de educomunicación y ciudadanía en el campo formal de la educación. Es un estudio binacional que busca comprender cuáles son las contribuciones de la educomunicación en la construcción de ciudadanía. Tomando como referencias la licenciatura en Educomunicação de la Universidad de São Paulo, en Brasil y la Licenciatura en Comunicación e Informática Educativa de la Universidad Tecnológica de Pereira, en Colombia. Para tanto, se estudian los Proyectos Educativos Institucionales (PEI) de cada curso, con el objetivo de comprender cómo cada una de las universidades materializó los ideales teóricos sobre los temas de Educomunicación y Ciudadanía en objetivos reales de formación en la estructuración de sus currículos. Se analizan también los antecedentes a la creación de los cursos, la matriz curricular como estrategia para materializar los ideales propuestos y su relación con la ciudadanía. Y, por último, se analizan las expectativas de los cursos, identificando de qué forma la educomunicación y la ciudadanía están presentes, o no, en los proyectos, metodologías e acciones promovidas por cada licenciatura. La metodología usada fue Análisis de contenido, aplicada a cada uno de los Proyectos Educativos Institucionales de cada curso, con la cual se intentó comprender las posibilidades y los límites de éstos en cada uno de los países, pretendiendo establecer un análisis crítico y categorial sobre la construcción de ciudadanía que estas licenciaturas están aportando en dichos países.
Palavras-chave: Educomunicação
Cidadania
Escola
Tecnologia
Educomunicación
Ciudadanía
Escuela
Tecnología
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Departamento: Faculdade de Informação e Comunicação - FIC (RG)
Programa: Programa de Pós-graduação em Comunicação (FIC)
Citação: SARMIENTO, G. P. P. Educomunicação e cidadania: uma perspectiva latino-americana (Brasil-Colômbia). 2016. 113. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/5816
Data de defesa: 20-Abr-2016
Aparece nas coleções:Mestrado em Comunicação (FIC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Gloria Patricia Piedrahita Sarmiento - 2016.pdf1,47 MBAdobe PDFBaixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons