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Tipo do documento: Dissertação
Título: Desaprendizagem organizacional em empresas graduadas
Título(s) alternativo(s): Organizational unlearning in graduated ventures
Autor: Botelho, Érica de Aguiar
Currículo Lattes do Autor: http://lattes.cnpq.br/7328163444574444
Primeiro orientador: Freitag, Maria Salete Batista
Currículo Lattes do primeiro orientador: http://lattes.cnpq.br/3094358031059703
Primeiro membro da banca: Freitag, Maria Salete Batista
Segundo membro da banca: Teixeira, Rivanda Meira
Terceiro membro da banca: Borges Junior, Candido Vieira
Resumo: Este estudo teve por objetivo analisar como ocorre a desaprendizagem organizacional em empresas que foram graduadas após processo de incubação. Trata-se de uma pesquisa exploratória, qualitativa, abrangendo horizonte temporal longitudinal retrospectivo. Adotou-se a estratégia de estudo de casos múltiplos, tendo sido selecionados seis casos. Recorreu-se a entrevistas semi-estruturadas, documentação e observações diretas. Perspectivas relacionadas às empresas e à incubadora foram consideradas. Para a análise dos dados, foi realizada análise de conteúdo. Foi adotado o software NVivo para suporte à condução da pesquisa. Com base na fundamentação teórica, foi elaborado um quadro de análise que especificou as abordagens que foram seguidas. Foi examinado como o contexto organizacional das empresas graduadas, que tiveram vínculo com Incubadora de Empresas de Universidade com atuação no setor de tecnologia, pode influenciar a desaprendizagem organizacional. Foram descritas mudanças nas rotinas organizacionais das empresas graduadas, tendo sido tratadas rotinas específicas, a partir dos processos de criação e desenvolvimento de novos negócios. Foi verificada a ocorrência de desaprendizagem organizacional, com predominância do descarte da rotina de elaboração ou atualização de plano de negócios. Foram identificados tipos de interação entre aprendizagem e desaprendizagem organizacional, constatando-se ocorrência de aprendizagem organizacional isolada em todas as rotinas examinadas e classificação de todas as situações de desaprendizagem organizacional como isolada. Assim, foi corroborada a distinção entre os dois processos. Não foram observadas situações de desaprendizagem organizacional precedendo tampouco ocorrendo simultaneamente à aprendizagem organizacional. Foi verificada reaprendizagem apenas na rotina de elaboração ou atualização de plano de negócios. Percebeu-se que não somente após a graduação, mas também durante o período de incubação, o contexto dessas empresas oferece oportunidades para o estudo da desaprendizagem organizacional. Proposições foram formuladas, tendo sido fundamentadas nas literaturas de incubação de empresas, processos de criação e desenvolvimento de novos negócios e desaprendizagem organizacional.
Abstract: The aim of this study was to analyse how organizational unlearning occurs in ventures that have graduated from business incubation process. The research is exploratory, qualitative, with retrospective longitudinal time frame. A multiple case study was conducted, with the selection of six cases. Data was collected from semi-structured interviews, documentation and direct observations. Ventures and incubator perspectives were considered. Content analysis was taken. NVivo software was used to support the research. Based on theoretical backgrounds an analysis frame was elaborated in order to present the selected approaches. How organizational context of gradutated ventures that were bonded to a University Business Incubator in the technology sector can influence organizational unlearning was examined. Changes in organizational routines of graduated ventures were described, involving specific routines, from the new venture creation and development processes. Organizational unlearning was verified, predominantly in writing or updating business plan routine. Types of interplay between organizational learning and unlearning were identified. Isolated organizational learning was identified in every routine and all organizational unlearning situations were caracterized as isolated. Thus distinction between the two processes was corroborated. Situations where organizational unlearning precedes or occurs simultaneously to organizational learning were not observed. Relearning was verified only in writing or updating business plan routine. It was noticed that the context of these ventures offers opportunities for studying organizational unlearning not only after graduation but also during incubation period. Propositions were established based on venture incubation, new venture creation and development processes and organizational unlearning literatures.
Palavras-chave: Empresas graduadas
Desaprendizagem organizacional
Rotinas organizacionais de novos negócios
Graduated ventures
Organizational unlearning
New ventures organizational routines
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Departamento: Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas - FACE (RG)
Programa: Programa de Pós-graduação em Administração (FACE)
Citação: BOTELHO, E. A. Desaprendizagem organizacional em empresas graduadas. 2016. 160 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Goiás, Goiânai, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/6121
Data de defesa: 27-Abr-2016
Aparece nas coleções:Mestrado em Administração (FACE)

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