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Tipo do documento: Dissertação
Título: O beijo no asfalto: melodrama na adaptação cinematográfica da obra de Nelson Rodrigues
Título(s) alternativo(s): O beijo no asfalto: melodrama in the film adaptation of Nelson Rodrigues
Autor: Pinheiro, Pablo Marquinho Pessoa
Currículo Lattes do Autor: http://lattes.cnpq.br/3297666216486394
Primeiro orientador: Nogueira, Lisandro Magalhães
Currículo Lattes do primeiro orientador: http://lattes.cnpq.br/6994570742767643
Primeiro membro da banca: Nogueira , Lisandro Magalhães
Segundo membro da banca: Christino, Daniel
Terceiro membro da banca: Souza , Jamesson Buarque de
Resumo: O melodrama é conhecido popularmente como um gênero que leva os espectadores às lágrimas, composto de exaltação do sentimentalismo e performances afetadas de seus atores. Apesar dessa ideia popular ter uma raiz verdadeira, o melodrama caracteriza-se principalmente pela complexa relação com o público. Essa relação de comunicação com os espectadores foi determinante e estratégica para o desenvolvimento do melodrama, bem como sua atualização e migração para outras formas narrativas. A primeira parte desta pesquisa propõe um resgate histórico do melodrama enquanto gênero, do seu surgimento no teatro durante o século XVIII até sua atualização junto ao cinema. A segunda parte analisa a relação entre melodrama, cinema e recepção, a partir dos estudos sobre as performances culturais, entendendo que o espectador participa de forma ativa no processo de recepção durante uma sessão cinematográfica. Dessa forma, reconhecendo que a atualização do melodrama manteve uma comunicação poética carregada de emoção e com uma forte função educadora e reguladora.A terceira parte analisa o filme O Beijo no Asfalto, de Bruno Barreto, adaptado a partir do texto dramatúrgico homônimo, escrito por Nelson Rodrigues, buscando nesse filme elementos que caracterizam a imaginação melodramática, assim como, apontar características do melodrama reverberadas nessa obra.
Abstract: The melodrama is popularly known as a genre that takes the viewers to tears, composed by great sentimentalism and exaggerated actors. Despite this popular idea has a real root, the melodrama characterizes itself mainly by the complex relationship with the public. This relationship of communication with viewers was determinant and strategic for the development of melodrama, as well as your upgrade and migration to other narrative forms. The first part of this research proposes a historic rescue of melodrama while genre, from its emergence in the theater during the 18TH century until their update by the cinema. The second part analyzes the relationship between melodrama, film and reception, from the studies on the cultural performances, it being understood that the viewer participates actively in the process of reception during a film session. Recognizing that updating the melodrama has kept a poetic communication full of emotion and with a strong educative and regulatory function. In the third part, one examines the film O Beijo no Asfalto, by Bruno Barreto, adapted from the eponymous dramaturgical text O Beijo no Asfalto, by Nelson Rodrigues. Searching elements that characterizes the melodramatic imagination, as well as, to point characteristics from melodrama reverberated in this film.
Palavras-chave: Melodrama
Cinema
Recepção
Performance
Melodrama
Film
Reception
Performance
Área(s) do CNPq: ARTES::ARTES DO VIDEO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Departamento: Escola de Música e Artes Cênicas - EMAC (RG)
Programa: Programa de Pós-graduação em Performance Cultural (EMAC)
Citação: PINHEIRO, P. M. P. O beijo no asfalto: melodrama na adaptação cinematográfica da obra de Nelson Rodrigues. 2017. 97 f. Dissertação (Mestrado em Performance Cultural) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/6948
Data de defesa: 2-Mar-2017
Aparece nas coleções:Mestrado em Performances Culturais (EMAC)

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