Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/7060
Tipo do documento: Dissertação
Título: Jogos teatrais, pensamento simbólico e conhecimento intuitivo: diálogos entre Viola Spolin e Jean Piaget
Título(s) alternativo(s): Theater games, symbolic thinking and intuitive knowledge: dialogues between Viola Spolin and Jean Piaget
Autor: Tancrede, Onira de Avila Pinheiro
Currículo Lattes do Autor: http://lattes.cnpq.br/5897340126978764
Primeiro orientador: Camargo, Robson Corrêa de
Currículo Lattes do primeiro orientador: http://lattes.cnpq.br/9964594962008164
Primeiro membro da banca: Icle, Gilberto
Segundo membro da banca: Koudela, Ingrid Dormien
Terceiro membro da banca: Hartmann, Luciana
Resumo: O objetivo deste estudo é relacionar os aspectos metodológicos dos jogos teatrais, tais como elaborados por Viola Spolin (1906-1994), e o jogo simbólico (jeu symbolique), como apresentado por Jean Piaget (1896-1980). Esta pesquisa analisa a função simbólica e os jogos simbólicos ([1945]) no pensamento de Piaget e os jogos improvisacionais de Viola Spolin ([1963]). Nessa perspectiva, estabelece diálogos em seus sentidos lúdicos e pedagógicos e apresenta como o conhecimento dessas características simbólicas e do conhecimento intuitivo podem influir na condução de propostas para o ensino do teatro com crianças na escola pública. Este trabalho parte das significações estabelecidas pela relação entre significado/significante e do estabelecimento da inteligência intuitiva, elementos presentes no jogo teatral.
Abstract: The aim of this study is to relate the methodological aspects of theater games, such as developed by Viola Spolin (1906-1994), and symbolic play (jeu symbolique) as presented by Jean Piaget (1896-1980). This research analyzes the symbolic function and the symbolic games ([1945]) at the thought of Piaget and the improvisational games of Viola Spolin ([1963]). From this perspective, establish dialogues in their entertainment and educational way and shows how the knowledge of these symbolic characteristics and the intuitive knowledge can influence the driving proposals for theater education in public schools with children. This dissertation departs from the meaning established by the relationship between meaning/significant with the intuitive intelligence, which are elements presents in the theatrical play.
Palavras-chave: Educação
Intuição
Jean Piaget
Jogo teatral
Jogo simbólico
Viola Spolin
Education
Intuition
Jean Piaget
Theatrical games
Symbolic play
Viola Spolin
Área(s) do CNPq: ARTES::TEATRO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Departamento: Escola de Música e Artes Cênicas - EMAC (RG)
Programa: Programa de Pós-graduação em Performance Cultural (EMAC)
Citação: TANCREDE, O. A. P. Jogos teatrais, pensamento simbólico e conhecimento intuitivo: diálogos entre Viola Spolin e Jean Piaget. 2017. 146 f. Dissertação (Mestrado em Performance Cultural) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/7060
Data de defesa: 8-Fev-2017
Aparece nas coleções:Mestrado em Performances Culturais (EMAC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Onira de Ávila Pinheiro Tancrede - 2017.pdf2,17 MBAdobe PDFBaixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons