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Tipo do documento: Dissertação
Título: Pré-vestibulares populares: estratégia de acesso dos excedentes à educação superior
Título(s) alternativo(s): Popular pre entrance exam: strategy of access to surplus of higher education
Autor: Almeida, Leandro Viana de
Currículo Lattes do Autor: http://lattes.cnpq.br/7579582916527856
Primeiro orientador: Cruz, José Adelson da
Currículo Lattes do primeiro orientador: http://lattes.cnpq.br/3603652407866783
Primeiro membro da banca: Cruz, José Adelson da
Segundo membro da banca: Silva, Maísa Miralva da
Terceiro membro da banca: Miranda, Marília Gouvea de
Resumo: A pesquisa ―Pré-Vestibulares Populares: estratégia de acesso dos excedentes à educação superior‖, desenvolvida na Linha de Pesquisa Educação, Trabalho e Movimentos Sociais, no PPGE/FE/UFG, objetiva investigar a emergência, constituição e reconfiguração dos cursos preparatórios populares de acesso ao ensino superior. Para tanto, empregam-se metodologias qualitativas: pesquisa bibliográfica e pesquisa documental de dissertações e teses, a fim de identificar as temáticas e os agentes organizadores que aparecem, com maior frequência, na criação e manutenção destas experiências. Nacionalmente, emergem com maior regularidade como agentes organizadores dos PVPs os movimentos negros e os movimentos estudantis. No entanto, nos estudos consultados mais recentes o Estado também aparece como organizador de cursos preparatórios. O estudo fundamenta-se na ideia de que os PVPs necessitam ser analisados em função dos excedentes dos vestibulares e da tensão entre a relação inclusão-exclusão das universidades. Deste modo, procura-se analisar tais cursos em função das contradições sociais e das inclusões que esses cursos se propõem a realizar. Aponta-se que há um limite estrutural na proposta destes cursos, pois as possibilidades de inclusão estão subordinadas à escassez de vagas na educação superior. Conclui-se que com o Estado como novo agente organizador, e se comparado às experiências dos movimentos negros e estudantis, ocorre uma reconfiguração dos Pré-Vestibulares Populares em forma e conteúdo.
Abstract: The research "Popular Pre Entrance Exam: strategy of access to surplus of higher education", developed in the Research Line of Education, Work and Social Movements, at PPGE/FE/UFG aims to investigate the emergence, constitution and reconfiguration of the popular preparatory courses of access to higher education. For this purpose qualitative methodologies are used: bibliographical research and documentary research of dissertations and theses, in order to identify the themes and the organizing agents that appears, more frequently, in the creation and maintenance of these experiences. Nationally, emerge with greater regularity as organizing agents of PVPs the black movements and student movements. However, at the most recent studies consulted the State also appears as organizer of preparatory courses. The text is grounded on the idea that PVPs need to be analyzed due to the surpluses of the entrance exam and the tension between an inclusion-exclusion relation of universities. In this way, we try to analyze these courses in function of the social contradictions and inclusions that the courses propose to realize. It is pointed that there is a structural limit in the proposal of these courses because the possibilities of inclusion are subordinated to the shortage of vacancies in higher education. It is concluded that with the State as a new organizing agent, and if it is compared to the experiences of the black and student movements, occurs a reconfiguration of popular pre entrance exam in form and content.
Palavras-chave: Pré-vestibular popular
Educação superior
Acesso à educação
Popular pre entrance exam
Higher education
Access to education
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Departamento: Faculdade de Educação - FE (RG)
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação (FE)
Citação: ALMEIDA, L. V. Pré-vestibulares populares: estratégia de acesso dos excedentes à educação superior. 2016. 127 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/7072
Data de defesa: 7-Out-2016
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação (FE)

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