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Tipo do documento: Dissertação
Título: Estratégias de marketing e as dimensões de valor da marca no transporte aéreo analisadas sob a perspectiva do passageiro
Título(s) alternativo(s): Marketing strategies and the dimensions of passenger-based brand equity
Autor: Oliveira , Denise Santos de
Currículo Lattes do Autor: http://lattes.cnpq.br/5365932176216864
Primeiro orientador: Souza, Mauro Caetano de
Currículo Lattes do primeiro orientador: http://lattes.cnpq.br/1377101375497344
Primeiro membro da banca: Souza, Mauro Caetano de
Segundo membro da banca: Almeida, Marcos Severo Inácio de
Terceiro membro da banca: Almeida, Carlos Lourenço de
Resumo: A proposta desse estudo consiste em examinar a influência da percepção do passageiro em relação às estratégias de marketing, desenvolvidas por companhias aéreas, sobre cada uma de suas dimensões de valor da marca. A partir de revisão sistemática e de pesquisa com gestores de companhias aéreas foi proposto um modelo conceitual, relacionando as estratégias de marketing, adotadas por companhias aéreas, e as dimensões de valor da marca na perspectiva do consumidor: associações/reconhecimento da marca, qualidade percebida e fidelidade à marca. Os dados foram coletados em seis aeroportos sediados nas regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste do Brasil e analisados com Modelagem de Equações Estruturais (SEM). Os resultados demonstram correlação entre a percepção de estratégias de marketing, adotadas pelas companhias aéreas, indicando que para que as companhias consigam afetar as dimensões de valor que o passageiro percebe na marca, não basta a realização de investimentos isolados, em uma ou outra estratégia de marketing, mas sim esforços para fortalecimento de inovações em serviços, promoções relacionadas a preço e patrocínio de eventos em conjunto. Este estudo fornece base para o desenvolvimento de estudos futuros sobre valor da marca na perspectiva do passageiro e possibilita o melhor direcionamento de estratégias de marketing no setor de transporte aéreo.
Abstract: The purpose of this study is to examine the influence of the passenger's perception of the marketing strategies, developed by airlines, on each of their brand equity dimensions. From systematic review and research with airline managers a conceptual model was proposed, relating the marketing strategies, adopted by airlines, and the dimensions of consumer-based brand equity: brand associations/brand awareness, perceived quality and brand loyalty. The data were collected at six airports located in the Midwest, South and Southeast regions of Brazil and analyzed with Structural Equations Modeling (SEM). The results demonstrate correlation between the perception of marketing strategies, adopted by the airlines, indicating that for companies to affect the dimensions of value that the passenger perceives in the brand, it is not enough to carry out isolated investments, in one or the other strategy, but efforts to strengthen joint service innovations, price-related promotions and event sponsorship. This study provides a basis for the development of future studies on passenger-based brand equity and enables the best targeting of marketing strategies in the air transport sector
Palavras-chave: Associação com a marca
Companhias aéreas
Estratégias de marketing
Fidelidade à marca
Qualidade percebida
Airlines
Brand associations
Brand loyalty
Perceived quality
Marketing strategies
Área(s) do CNPq: ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Departamento: Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas - FACE (RG)
Programa: Programa de Pós-graduação em Administração (FACE)
Citação: OLIVEIRA, D. S. Estratégias de marketing e as dimensões de valor da marca no transporte aéreo analisadas sob a perspectiva do passageiro. 2017. 58 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/7303
Data de defesa: 14-Mar-2017
Aparece nas coleções:Mestrado em Administração (FACE)

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