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Tipo do documento: Dissertação
Título: Caracterização de modelos de negócios sob a lógica das estratégias de governança aplicada a produtores de carne bovina
Título(s) alternativo(s): Characterization of business models under the logic of governance strategies applied to bovine meat producers
Autor: Oliveira, Hugo Moreira de
Currículo Lattes do Autor: http://lattes.cnpq.br/0686020564114078
Primeiro orientador: Rossi, Ricardo Messias
Currículo Lattes do primeiro orientador: http://lattes.cnpq.br/7803210668880380
Primeiro membro da banca: Rossi, Ricardo Messias
Segundo membro da banca: Souza, Mauro Caetano de
Terceiro membro da banca: Wander, Alcido Elenor
Resumo: O setor agropecuário tem assumido o papel de protagonista na economia brasileira e o segmento de bovinocultura de corte contribui para tal, já que o país é o segundo maior produtor e exportador de carne bovina do mundo. O presente trabalho situa-se no campo de estudo da Administração Estratégica de negócios industriais, na busca pelo desenvolvimento e competitividade dessas organizações, e tem por objetivo caracterizar modelos de negócios para produtores de carne bovina, adicionando a lógica das estruturas de governança. Trata-se de uma pesquisa descritiva, qualitativa e que adota como estratégia de pesquisa o estudo de múltiplos casos, tendo sido selecionado cinco casos com diferentes estratégias de produção de carne bovina. Como ferramenta de coleta de dados, utilizou-se entrevistas semiestruturadas, análise documental e observações diretas. Os dados coletados foram examinados a partir da análise de conteúdo. Como ferramenta de auxílio no tratamento dos dados, foi utilizado o software NVivo. Com base na fundamentação teórica, foram identificados seis elementos que caracterizam um modelo de negócio. Ao inserir-se a ótica da Economia dos Custos de Transação (ECT), foi incorporado, como sétimo elemento, a estrutura de governança. Os sete elementos são representados em um modelo gráfico, de formato circular, dividido em quatro camadas. Em relação aos casos analisados, observou-se uma grande heterogeneidade de estruturas de governanças, já que nenhum modelo de negócio adota uma linha a ser seguida em todas as suas operações. Para cada tipo de elemento adota-se uma estrutura de governança diferente, e em alguns tipos, adota-se mais de uma estrutura de governança. Assim, conclui-se que cada organização possui os elementos de seu modelo de negócio regidos por estruturas de governanças singulares, que se adaptam as possibilidades e necessidades de cada situação. Acredita-se que o presente estudo permitiu avanços no campo da bovinocultura de corte, além de demonstrar possíveis variáveis relacionadas à estrutura de governança, o que permitiu a formulação de cinco proposições. A pesquisa apresenta, como limitações, o baixo número de tipos de elementos analisados e a ausência de indicadores quantitativos que permitam mensurar a percepção dos dados coletados. Para estudos futuros, sugere-se a ampliação do número de tipos de elementos a serem analisados, a utilização de métodos quantitativos, a replicação em casos de produtores de frango e de suíno, e a verificação das proposições formuladas.
Abstract: Farming has been taking the main position within Brazilian economy, and beef cattle breeding has a very important role to this fact, once the country is the second largest beef producer and exporter in the world. This work is positioned in the field of study of Strategic Management of Industrial Business, searching for the development and competitiveness of these organizations, and it has the purpose of distinguishing different business models to beef producers, adding the logic of the governance structure, whose target is improving this analysis the purpose of distinguishing different business models to beef producers, adding the elements of Governance structures. This descriptive and qualitative research uses the basis from multiple case studies and selects five cases with different beef production models. To collect the necessary data, this work has used semi-structured interviews, documentary analysis and direct observation. The collected data has been analysed from content analysis. To help within this process, the software NVivo has been used as an auxiliary tool in order to treat the data. Considering the theoretical foundation, it has identified six elements that characterize a business model. From the Transaction Cost Economics (TCE) perspective, a seventh element has also been added: the governance structure. These seven elements were represented in a graphical model, with circular shape and divided in four layers. The analysed cases have shown a huge heterogeneity of governance structures, once none of them adopts one single line to be followed in all their operations. Each kind of element adopts a different governance structure. Therefore, it is possible to conclude that each organization has the elements of its business model being controlled by specific governance structures, that are capable of adaptation before the possibilities and necessities of each situation. It is believed that this work has allowed advances in the beef cattle breeding, besides showing potential variables related to the governance structure, what has made the formulation of five propositions. This research has, as its limitation, the low quantity of analysed elements and the absence of qualitative indicators that could allow measuring the collected data. Future studies could improve this perception with more analysed elements, besides the utilization of quantitative methods, the comprehensiveness of cases of chicken and pork producers and also verification of the propositions formulated.
Palavras-chave: Modelo de negócio
Estrutura de governança
Bovinocultura de corte
Business model
Governance structure
Beef cattle
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Departamento: Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas - FACE (RG)
Programa: Programa de Pós-graduação em Administração (FACE)
Citação: OLIVEIRA, Hugo Moreira de. Caracterização de modelos de negócios sob a lógica das estratégias de governança aplicada a produtores de carne bovina. 2017. 103 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/7403
Data de defesa: 27-Mar-2017
Aparece nas coleções:Mestrado em Administração (FACE)

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