Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/7598
Tipo do documento: Dissertação
Título: Roteiros de cinema no Brasil: estruturas e formas na escrita das décadas 1920 e 1930
Título(s) alternativo(s): Brazilian screenplay: structures and forms in the 1920’s and 1930’s decades
Autor: Carmo, Victor Vinícius do
Currículo Lattes do Autor: http://lattes.cnpq.br/0267936212164861
Primeiro orientador: Gomes, Suely Henrique de Aquino
Currículo Lattes do primeiro orientador: http://lattes.cnpq.br/3007925506666700
Primeiro coorientador: Oliveira, Rodrigo Cássio
Currículo Lattes do primeiro coorientador: http://lattes.cnpq.br/0545897116631093
Primeiro membro da banca: Gomes, Suely Henrique de Aquino
Segundo membro da banca: Oliveira, Rodrigo Cássio
Terceiro membro da banca: Santos, Alexandre Tadeu dos
Quarto membro da banca: Martins, Gonçalo Pires de Campos
Resumo: A pesquisa se propõe a estudar roteiros brasileiros das décadas de 1920 e 1930, através de publicações realizadas nas revistas O fan, A cena muda e Cinearte. Tem-se como objetivo identificar e compreender quais eram as formas e as possíveis particularidades desses textos. O desenvolvimento do estudo se dá com base em três eixos. No primeiro deles é realizada uma leitura teórica do que são roteiros, prezando pela diversidade de olhares e considerando também o que os manuais práticos dizem acerca deles. Em sequência, apresentamos uma noção histórica dos roteiros, levando em consideração o período do cinema mudo e da transição para o cinema falado. Saindo do cenário norteamericano, aproveita-se o momento para tratar de especificidades do cenário brasileiro, com base em artigos escritos para as revistas O fan, A cena muda e Cinearte. Por fim, estudamos roteiros publicados nessas mesmas revistas, adotando como técnica a análise crítica desses textos. Buscou-se compreender quais eram as características da escrita cinematográfica brasileira das décadas de 1920 e 1930. Ao pensar os roteiros como objetos históricos, esta pesquisa incentiva novos estudos sobre o tema, observando a escassez dessa discussão no âmbito acadêmico. A pesquisa também conclui que os roteiros brasileiros desse período estavam diretamente ligados aos padrões de escrita norte-americanos, apesar de possuírem traços específicos e de experimentação.
Abstract: The research proposes to study Brazilian scripts of the decades of 1920 and 1930, through publications in the magazines O fan, A cena muda e Cinearte. The objective is to identify and understand the forms and possible particularities of these texts. The development of the study is based on three axes. In the first one, a theoretical reading of the scripts is performed, focusing on the diversity of looks and considering what the practical manuals say about them. In sequence, we present a historical notion of the screenplays, considering the silent era of cinema and the transition to the spoken cinema. Leaving the North American scene, the moment is taken to deal with specificities of the Brazilian scenario, based on articles written for the magazines O fan, A cena muda e Cinearte. Finally, we study scripts published in these same journals, adopting as a technique the critical analysis of these texts. It was tried to understand what were the characteristics of the Brazilian cinematographic writing of the 1920s and 1930s. In thinking the scripts as historical objects, this research encourages new studies on the subject, observing the scarcity of this discussion in the academic scope. The research also concludes that the Brazilian scripts of this period were directly related to North American writing standards, despite having specific traits and experimentation.
Palavras-chave: Roteiro cinematográfico
Cinema brasileiro
Palavra
Imagem
Screenplay
Brazilian cinema
Word
Image
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Departamento: Faculdade de Informação e Comunicação - FIC (RG)
Programa: Programa de Pós-graduação em Comunicação (FIC)
Citação: CARMO, Victor Vinícius do. Roteiros de cinema no Brasil: estruturas e formas na escrita das décadas 1920 e 1930. 2017. 113 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/7598
Data de defesa: 26-Jun-2017
Aparece nas coleções:Mestrado em Comunicação (FIC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Victor Vinícius do Carmo - 2017.pdf2,71 MBAdobe PDFBaixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons