Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/7740
Tipo do documento: Dissertação
Título: Avaliação de impacto do projeto Escola Estadual de Tempo Integral em Goiás
Autor: Costa, Rafael dos Reis
Currículo Lattes do Autor: http://lattes.cnpq.br/8326300994851918
Primeiro orientador: Monsueto, Sandro Eduardo
Currículo Lattes do primeiro orientador: http://lattes.cnpq.br/5484881117429853
Primeiro membro da banca: Monsueto, Sandro Eduardo
Segundo membro da banca: Najberg, Estela
Terceiro membro da banca: Cardoso, Larissa Barbosa
Resumo: O Programa Escola Estadual de Tempo Integral, implementado desde 2006 no estado de Goiás, alcançou o número de 135 unidades escolares atendidas em 2013. Este programa oferece no contra turno atividades artísticas, culturais, esportivas, além do reforço escolar. O trabalho pretende avaliar o impacto do projeto sobre o desempenho escolar em português e matemática dos estudantes dos 5º e 9º anos com dados da Prova Brasil de 2013. Para alcançar este objetivo foi utilizado o método de propensity score matching. Os resultados encontrados apontam para efeitos não significativos em matemática e português para os alunos do 5º ano. Por outro lado, os alunos do 9º que estudam em escolas que participam do programa antes de 2013 apresentaram desempenho positivo. Aqueles que estão em escolas que começaram no programa em 2013 não tiveram efeito significativo em matemática, mas obtiveram um desempenho negativo e significativo na comparação com o grupo de controle em português.
Abstract: The State School Program of Full Time, started in 2006 in the state of Goiás. It have 135 schools attended in 2013. This program offers cultural and sports activities, besides school reinforcement. The study intends to evaluate the project impacts on the academic performance in portuguese language and math of the 5th and 9th graders with data from the Brazil Proof (Prova Brasil) of 2013. To achieve this goal was used the method of propensity score matching. The results found point to non-significant effects in mathematics and portuguese language for the 5th graders. On the other hand, the 9th graders who study in schools that participated in the program before 2013 the effects are positive. Those in schools that started the program in 2013 did not have a significant difference in math, but did a negative and significant performance in comparison with the control group in portuguese language.
Palavras-chave: Escola de tempo integral
Propensity score satching
Avaliação de impacto
Desempenho escolar
Full time school
Propensity score matching
Impact evaluation
School performance
Área(s) do CNPq: ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE SETORES ESPECIFICOS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Departamento: Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas - FACE (RG)
Programa: Programa de Pós-graduação em Administração (FACE)
Citação: COSTA, Rafael dos Reis. Avaliação de impacto do projeto Escola Estadual de Tempo Integral em Goiás. 2017. 61 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/7740
Data de defesa: 4-Jul-2017
Aparece nas coleções:Mestrado em Administração (FACE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Rafael dos Reis Costa - 2017.pdf2,08 MBAdobe PDFBaixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons