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Tipo do documento: Dissertação
Título: Acessibilidade urbana no ensino de Geografia: formação de conceitos de alunos do Ensino Médio em Iporá Goiás
Título(s) alternativo(s): Urban accessibility in the teaching of Geography: formation of concepts of high school students in Iporá Goiás
Autor: Almeida, Edna Maria Ferreira de
Currículo Lattes do Autor: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4347405D8
Primeiro orientador: Cavalcanti, Lana de Souza
Currículo Lattes do primeiro orientador: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4766754P4
Primeiro membro da banca: Cavalcanti, Lana de Souza
Segundo membro da banca: Oliveira, Suzana Ribeiro Lima
Terceiro membro da banca: Bueno, Míriam Aparecida
Resumo: O ensino de Geografia contribui na formação do cidadão, levando o aluno a refletir sobre seus direitos e deveres na sociedade da qual faz parte, instigando o mesmo a pensar em seu papel para o exercício da cidadania. Todos os cidadãos possuem direitos iguais perante a Constituição que precisam ser garantidos. Diante disso, a acessibilidade como um dos direitos conquistados por lei e tendo relação com o espaço se torna um tema essencial sobre o qual se deve refletir e discutir. A acessibilidade é o conjunto de adaptações do ambiente físico que resulta na possibilidade de utilização com segurança e autonomia de edificações, espaço mobiliário e equipamentos urbanos, como afirma a Lei nº 10.098/2000, permitindo ao citadino viver com dignidade no espaço da cidade. A presente pesquisa ressalta a importância de discutir a temática sobre cidadania nas salas de aula a partir da acessibilidade urbana, destacando que a acessibilidade está relacionada diretamente ao espaço. Sendo assim, por que não trabalhar a mesma nas aulas de Geografia? Nesse contexto de reflexão, o objetivo geral desta pesquisa foi desenvolver o trabalho docente para a formação de conceitos dos alunos de Ensino Médio sobre acessibilidade urbana na cidade de Iporá-Goiás, levando em conta sua prática cidadã cotidiana. Os objetivos específicos foram: identificar as principais contribuições teóricas e normativas atuais sobre acessibilidade urbana; avaliar a atual situação da acessibilidade urbana na cidade de Iporá Goiás com base na legislação e orientação de planejamento; investigar, junto com os alunos, as condições de acessibilidade no centro urbano da cidade de Iporá-GO, segundo a delimitação da pesquisa; experimentar atividades de ensino e aprendizagem com os alunos sobre o tema da acessibilidade urbana, utilizando o projeto de intervenção pedagógica com o tema em pauta; analisar as concepções dos alunos sobre acessibilidade urbana após o trabalho; apresentar resultados do trabalho que contribuíram com a abordagem da acessibilidade no ensino de Geografia, juntamente com os alunos. Para o desenvolvimento do trabalho foi adotada a pesquisa-ação, que é uma ferramenta metodológica com potencial de utilização em pesquisas de abordagem qualitativa, e que possibilita a identificação, interpretação e análise do problema dentro de um contexto social. Para atingir o objetivo proposto foi estabelecido o caminho metodológico, sendo o mesmo constituído pelos seguintes passos: pesquisa teórica, documental e de campo (realizada pelos alunos envolvidos no projeto) e realização do Projeto de Intervenção Pedagógica na escola campo. Os resultados alcançados com o desenvolvimento do trabalho oportunizaram aos alunos refletirem sobre sua prática cidadã e consequentemente ao professor repensar sua prática docente, enfocando sempre a perspectiva de formar o aluno para vida.
Abstract: The teaching of Geography contributes to the formation of the citizen, leading the student to reflect on his rights and duties in the society of which he is a part, instigating the same to think about his role for the exercise of citizenship. All citizens have equal rights to the constitution that need to be guaranteed. Given this, accessibility as one of the rights conquered by law and having relation with space becomes an essential theme on which to reflect and discuss Accessibility is the set of adaptations of the physical environment that results in the possibility of safe and autonomous use of buildings, furniture and urban equipment, as stated in Law 10.098 / 2000, allowing the city to live with dignity in the city. This research highlights the importance of discussing the issue of citizenship in classrooms based on urban accessibility, pointing out that accessibility is directly related to space So, why not work the same in Geography classes? The objective of this research was to develop teaching work for the formation of high school students' concepts about urban accessibility in the city of Iporá-Goiás, taking into account their everyday citizen practices. The specific objectives were: to identify the main theoretical and normative contributions on urban accessibility; To evaluate the current situation of urban accessibility in the city of Iporá Goiás, based on legislation and planning guidance; To investigate, together with the students, the accessibility conditions in the urban center of the Town of Iporá-GO, according to the delimitation of the research; To experiment teaching-learning activities with the students on the theme of urban accessibility, using the project of pedagogical intervention with the theme in question; Analyze students' conceptions after work; Present results of the work that contributed to the approach of accessibility in Geography teaching, together With the students. For the development of the work, action research was adopted, which is a methodological tool with potential for use in qualitative research, and which enables the identification, interpretation and analysis of the problem within a social context. In order to reach the proposed objective, the methodological path was established, being the following steps: theoretical research, documentary, field research (carried out by the students involved in the project) and the Pedagogical Intervention Project developed in the field school. The results obtained with the development of the work allowed the students to reflect on their citizen practice and consequently the teacher to rethink their teaching practice, always focusing on the perspective of forming a student for life.
Palavras-chave: Acessibilidade urbana
Ensino de Geografia
Cidadania
Urban accessibility
Teaching Geography
Citizenship
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Departamento: Regional Jataí (RJ)
Programa: Programa de Pós-graduação em Geografia (RJ)
Citação: ALMEIDA, Edna Maria Ferreira de. Acessibilidade urbana no ensino de Geografia: formação de conceitos de alunos do Ensino Médio em Iporá Goiás. 2017. 125 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Goiás, Jataí, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/7828
Data de defesa: 29-Ago-2017
Aparece nas coleções:Mestrado em Geografia (RJ)

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