Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/8440
Tipo do documento: Dissertação
Título: Arpilleras: o bordado como performance cultural chilena, em favor do drama social
Título(s) alternativo(s): Arpilleras: the embroidery as chilean cultural performance, in favor of social drama
Autor: Lima, Maria do Socorro Pereira
Currículo Lattes do Autor: http://lattes.cnpq.br/0395741486142987
Primeiro orientador: Veloso, Sainy Coelho Borges
Currículo Lattes do primeiro orientador: http://lattes.cnpq.br/8715733169225465
Primeiro membro da banca: Oliveira, Vânia Dolores Estevam de
Segundo membro da banca: Barroso, Eloísa Pereira
Terceiro membro da banca: Martins, Raimundo
Resumo: A ênfase deste estudo recai no movimento de mulheres arpilleristas e suas arpilleras, técnica de bordado tradicional que serviu de instrumento de denúncia durante a ditadura militar do general Augusto Pinochet (1915-2006). O movimento se caracterizou pela resistência política, denúncia e defesa dos direitos humanos, inspirando vários grupos no Chile e em outros países como no Brasil. A experiência das arpilleristas se configura no que o antropólogo britânico Victor Turner denomina de “drama social”? (TURNER, 2005a, p.182). O objetivo desta pesquisa foi identificar as possibilidades das práticas artísticas nas arpilleras como eventos liminares de performances culturais, em que se pode observar a ocorrência do “drama social” conforme definem autores do campo. A metodologia transcorreu pelo método cartográfico e os instrumentos de investigação foram: a observação, entrevistas semiestruturadas com representantes de movimentos de arpilleristas brasileiras (arpilleras do MAB) e do Chile (Memorarte), além da curadora de exposições que atua na Irlanda do Norte, Roberta Bacic, e a curadora e facilitadora de exposições e oficinas de arpilleras Esther Conti; minha participação em oficinas de produção da técnica, além de fotografias para registrar o processo. Entendemos que a importância deste estudo para o campo interdisciplinar das Performances Culturais é valiosa por tratar de uma experiência social, política, e artística que envolve transformações significativas, ainda pouco exploradas no meio acadêmico e em nosso país.
Abstract: The emphasis of this study relies on the arpillerista women`s movement and their arpilleras, an embroidery technique that served as a tool to speak out against the the military dictatorship of Augusto Pinochet (1915-2016). The movement characterized itself by political resistance, the denouncing and the defense of human rights, inspired by various groups in Chile and in other countries, such as Brazil. The experience of arpilleristas consists in what the British anthropologist Victor Turner would call a “social drama” (TURNER, 2005a, p.182). The goal of this research is to identify the possibilities of artistic practices in the arpilleras as events of cultural performativity in that we can observe the occurrence of a “social drama” according to the authors who have written in this field. The methodology chosen for this study was the cartographic method and the investigation tools we used were: observation, semi-structured interviews with the representatives of the movement of Brazilian arpilleristas (arpilleras do MAB) and of Chilean arpilleristas (Memorarte) as well with as the curator of current expositions in Northern Ireland, Roberta Bacic, and the curator and facilitator of expositions and workshops of arpilleras, Esther Conti; my participation in workshops of production of this technique, as well as photographs taken to register the process. We understand that the importance of this study to the interdisciplinary field of Cultural Performances is valuable because it delves into the social, political and artistic experiences which deals with significant transformations yet to be explored by the academic world at large as well as in our country.
Palavras-chave: Arpilleras
Performances culturais
Drama social
Memória arpilleras
Cultural performances
Social drama
Memory
Área(s) do CNPq: OUTROS::CIENCIAS SOCIAIS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Departamento: Faculdade de Ciências Sociais - FCS (RG)
Programa: Programa de Pós-graduação em Performance Cultural (EMAC)
Citação: LIMA, M. S. P. Arpilleras: o bordado como performance cultural chilena, em favor do drama social. 2018. 134 f. Dissertação (Mestrado em Performance Cultural) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/8440
Data de defesa: 9-Abr-2018
Aparece nas coleções:Mestrado em Performances Culturais (FCS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Maria do Socorro Pereira Lima - 2018.pdf8,68 MBAdobe PDFBaixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons