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Tipo do documento: Tese
Título: Armadilhas no labirinto: escolarização e trabalho docente desafiados pelo Pacto da Educação em Goiás
Título(s) alternativo(s): Traps in the labyrinth: schooling and teaching work challenged by the Education business Pact in Goiás
Autor: Almeida, Rosivaldo Pereira de
Currículo Lattes do Autor: http://lattes.cnpq.br/2151533043843510
Primeiro orientador: Rosa, Sandra Valéria Limonta
Currículo Lattes do primeiro orientador: http://lattes.cnpq.br/6361226363713191
Primeiro membro da banca: Rosa, Sandra Valéria Limonta
Segundo membro da banca: Libâneo, José Carlos
Terceiro membro da banca: Magalhães, Álcio Crisóstomo
Quarto membro da banca: Resende, Anita Cristina Azevedo
Quinto membro da banca: Miranda, Marilia Gouvea de
Resumo: Este trabalho insere-se na Linha Formação, Profissionalização Docente e Trabalho Educativo do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Goiás, e objetiva compreender criticamente as concepções de escolarização e trabalho docente engendradas no Pacto Empresarial pela Educação em Goiás. Trata-se de uma pesquisa documental e bibliográfica feita a partir da análise de conteúdos dos documentos: Pacto pela Educação: um futuro melhor exige mudanças (2011); Programa Reconhecer: Educação, o mérito é seu - critérios e procedimentos (2012); Currículo Referência da Rede Estadual de Educação de Goiás: versão experimental (2012) e Caderno Circuito de Gestão - Projeto Jovem de Futuro: princípios e método - Percurso Formativo de Gestão Escolar para Resultados de Aprendizagem (2016). A partir da análise cruzada e do entrelaçamento de conceitos identificados nos documentos, evidenciou-se um processo de tecnificação do trabalho docente e da escolarização como treinalidade reificada. O Programa Reconhecer e o Circuito de Gestão do Instituto Unibanco, implantados na rede pública estadual de Goiás, bem como o Currículo Referência, vinculado a uma base de dados operacionalizada por meio de plataformas virtuais, revelam-se eficazes mecanismos de controle e gerenciamento do trabalho pedagógico e da escolarização. Em nosso entendimento, pela análise do corpus documental, se materializam uma concepção de escolarização praticista e o pleno alheamento dos professores com relação ao trabalho de ensinar. A partir da realidade do sistema de escolarização da rede pública estadual é possível perceber, nesta atual fase de acumulação, que o capital promove reificação, utilizando-se dos processos de escolarização e da tecnificação do trabalho docente. São referenciais teóricos que contribuem para fundamentar nosso estudo: Hobsbawm (1995); Castel (2003); Araújo Júnior (2013); Enguita (1989); Gentilli (1999); Anderson (2000); Harvey (2005); Bourdieu (1998); Moraes (2011); Libâneo (2011); Silva (2013); Silva e Siqueira (2016); Magalhães (2014); Algebaile (2009); Peregrino (2006); Oliveira (1984); Harvey (1993); Miranda (2006, 2005) e Resende (2009).
Abstract: This work is part of the Education, Teacher Training and Educational Work Line of the Post- Graduation Program in Education, Federal University of Goiás, and aims to critically understand the conceptions of schooling and teaching work engendered in the Business Pact for Education in Goiás. It is a documentary and bibliographical research made from the analysis of document contents: Pact for Education: a better future demands changes (2011); Recognition Program: Education, the merit is yours - criteria and procedures (2012); Reference Curriculum of the State Educational Network of Goiás: experimental version (2012) and Management Circuit Notebook - Young Future Project: principles and method - Formative Path of School Management for Learning Outcomes (2016). From the cross analysis and interlacing of concepts identified in the documents, a process of technification of teaching work and schooling was evidenced as a reified treinality. The Recognition Program and the Management Circuit of the Unibanco Institute, implemented in the state public network of Goiás, as well as the Reference Curriculum, linked to a data base operationalized through virtual platforms, are effective control mechanisms and management of the pedagogical work and schooling. In our understanding, through the analysis of the documentary corpus, a conception of practicing schooling and the teachers' complete estrangement from the work of teaching are materialized. From the reality of the system of schooling of the state public network it is possible to perceive, in this current phase of accumulation, that capital promotes reification, using the processes of schooling and the technification of teaching work. They are theoretical references that contribute to the theoretical basis of our study: Hobsbawm (1995); Castel (2003); Araújo Júnior (2013); Enguita (1989); Gentilli (1999); Anderson (2000); Harvey (2005); Bourdieu (1998); Moraes (2011); Libâneo (2011); Silva (2013); Silva and Siqueira (2016); Magalhães (2014); Algebaile (2009); Peregrino (2006); Oliveira (1984); Harvey (1993); Miranda (2006, 2005) and Resende (2009).
Palavras-chave: Pacto pela educação
Escolarização
Trabalho docente
Controle
Treinalidade
Pact for education
Schooling
Teaching work
Control
Treinality
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Departamento: Faculdade de Educação - FE (RG)
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação (FE)
Citação: ALMEIDA, Rosivaldo Pereira de. Armadilhas no labirinto: escolarização e trabalho docente desafiados pelo Pacto da Educação em Goiás. 2018. 221 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/8766
Data de defesa: 3-Jul-2018
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação (FE)

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