Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/9930
Tipo do documento: Dissertação
Título: Três reflexões sobre a direção de arte no cinema brasileiro
Título(s) alternativo(s): Three reflections on production design in brazilian film
Autor: Santos Neto, Benedito Ferreira dos
Currículo Lattes do Autor: http://lattes.cnpq.br/4287550497603284
Primeiro orientador: Jesus, Samuel José Gilbert de
Currículo Lattes do primeiro orientador: http://lattes.cnpq.br/3589952430806659
Primeiro membro da banca: Nogueira, Lisandro Magalhães
Segundo membro da banca: Ribeiro, José Maria Gonçalves da Silva
Resumo: A pesquisa propõe identificar e refletir sobre as características que marcam o surgimento da direção de arte no cinema produzido no Brasil e seus procedimentos adotados nas décadas seguintes. A função, aproximada com a prática da encenação, utiliza-se das mais diversas formas de expressão para a elaboração de uma ou mais visualidades. É provável que a primeira produção a designar o crédito de diretor de arte seja El Justicero (Nelson Pereira dos Santos, 1967), que conta com a direção de arte de Luiz Carlos Ripper. Em 1974, o filme A Casa das Tentações, dirigido pelo cineasta e crítico de cinema Rubem Biáfora – responsável também pela cenografia da obra –, apresenta o crédito de diretor de arte a Rocco Biaggi, possível pseudônimo do diretor. Destaca-se ainda a direção de arte simbólica de O Gigante da América, dirigido por Júlio Bressane e lançado em 1978. A diversidade temática na década de 1980, evidente nas filmografias de Walter Hugo Khouri e Hector Babenco, demonstra uma intensidade nas experimentações, terreno fértil para o aprimoramento de diretores de arte, cenógrafos e figurinistas. Contudo, o estabelecimento da função no cinema brasileiro ocorre na década de 1990, por intermédio do processo de internacionalização das produções e o requerimento de uma imagem “bem-acabada”. Nessa perspectiva, acreditamos que o filme Central do Brasil (Walter Salles, 1998) revela características importantes da direção de arte do período.
Abstract: This research aims to identify and reflect upon the defining characteristics of the emergence of production design in Brazilian film and the procedures it adopted in the following decades. The function, related to the practice of staging, uses the most diverse forms of expression for the elaboration of one or more visualities. It is likely that the first film to assign a credit for production design in Brazil was El Justicero (Nelson Pereira dos Santos, 1967), where Luiz Carlos Ripper is credited as production designer. In 1974, the film A Casa das Tentações, directed by filmmaker and film critic Rubem Biáfora - also responsible for set design - enlists a credit for Rocco Biaggi, possibly a pseudonym of the director himself, as production designer. Also noteworthy is the symbolic art direction of O Gigante da América, directed by Julio Bressane and released in 1978. The thematic diversity of the 1980s, obvious in the filmographies of Walter Hugo Khouri and Hector Babenco, displays an intensity in experimentation, a fertile ground for the development of production designers, set designers and costume designers. However, the actual establishment of the function in Brazilian film really takes place in the 1990s, through the internationalization of productions and the requirement for a "well-finished" image. From this perspective, we believe the film Central Station (Walter Salles, 1998) to disclose important characteristics in the production design of that period.
Palavras-chave: Cinema brasileiro
Direção de arte
Cenografia
Brazilian cinema
Production design
Set design
Área(s) do CNPq: ARTES::CINEMA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Departamento: Faculdade de Artes Visuais - FAV (RG)
Programa: Programa de Pós-graduação em Arte e Cultura Visual (FAV)
Citação: SANTOS NETO, Benedito Ferreira dos. Três reflexões sobre a direção de arte no cinema brasileiro. 2019. 138 f. Dissertação (Mestrado em Arte e Cultura Visual) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/9930
Data de defesa: 26-Jun-2019
Aparece nas coleções:Mestrado em Arte e Cultura Visual (FAV)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Benedito Ferreira dos Santos Neto - 2019.pdf25,04 MBAdobe PDFBaixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons