2010-05-152010-05-152006-04-30MEDEIROS, Marcelo. Histórias de vida de meninas com experiência pregressa. Revista Eletrônica de Enfermagem, Goiânia, GO, v. 8, n. 1, p. 119-27, 2006. Disponível em: <http://www.fen.ufg.br/revista/revista8_1/original_15.htm>.1518-1944http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/79v. 8, n. 1, p. 119–127, jan./mar. 2006.Trata-se de um estudo qualitativo que aborda historia de vida de oito meninas com experiência pregressa nas ruas e seu processo de inclusão social. Apresentamos como objetivos: analisar o significado de reintegração social; identificar as ações pedagógicas da instituição no processo de reintegração social; conhecer o significado e o impacto da recuperação social para meninas com experiência de vida nas ruas. A coleta de dados ocorreu através da entrevista semiestruturada, diário de campo e observação participante. Os resultados mostram que o resgate e o processo de inclusão social dos sujeitos são possíveis a partir da relação interpessoal do educador com estes em seu meio. Assim, entendemos que apesar de uma história de vida marcada pelo abandono e exclusão social, o despertar de novas perspectivas de vida ocorre devido às ações pedagógicas e o fortalecimento das relações interpessoais entre as meninas e os educadores inseridos neste processo de reintegração social. _______________________________________________________________________________________________________________________ ABSTRACT _______________________________________________________________________________________________________________________ It is a qualitative study approaching the life histories of eight girls with living experience in the streets and their social inclusion process. The objectives of this research was to analyze the meaning of social reintegration; to identify the pedagogic actions of the institution in the process of social reintegration; to know the meaning and the impact of the social recovery for girls with life experience in the streets. The collection of data was developed by semi-structured interview, field diary and participant observation. The results showed that the rescue and the process of social inclusion of the subjects is possible starting from the educator's relationship interpersonal with these into the institution. Thus, we understand that in despite of a life history marked by the abandonment and social exclusion, the awakening of new life possibility occurs because the pedagogic actions and interrelationship empowerment among the girls and educators inserted in this reintegration social process.pt-BROpen AccessCrianças de ruaAjustamento socialEnfermagem em saúde públicaHistórias de vida de meninas com experiência pregressa nas ruas: perspectivas do processo de inclusão socialLife histories of girls with experience of life in the streets: perspectives to the inclusion social processHistorias de vida de muchachas con experiencia anterior en las calles: perspectivas del proceso de inclusión socialArtigoCrianças de ruaAjustamento SocialEnfermagem em saúde pública