FACE - Trabalhos publicados em eventos
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Navegando FACE - Trabalhos publicados em eventos por Autor "Freire, Fátima de Souza"
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Item Convergência das normas internacionais de contabilidade: uma análise a luz das teorias da educação de Paulo Freire e Libâneo nas instituições de ensino do Distrito Federal(2012-07) Pereira, Ednei Morais; Niyama, Jorge Katsumi; Freire, Fátima de SouzaA convergência das normas internacionais implicou em mudanças nas estruturas da profissão contábil, desde a forma de escrituração das operações mercantis até nos métodos de ensinos. Dado ao novo perfil e habilidades exigidas aos contadores, mudanças aconteceram nas matrizes e conteúdos curriculares, implicando modificações nas metodologias de ensino das Instituições de Educação Superior. Paralelamente, surgiram discussões no meio acadêmico quanto aos tipos de metodologias de ensino que deveriam ser utilizadas nos Cursos de Ciências Contábeis. Diante desse cenário, questiona-se: os métodos de ensino utilizados na IES permitem a construção do conhecimento sobre as normas internacionais de contabilidade? O objetivo do estudo é analisar qual metodologia de ensino vem sendo utilizada pelas IES e que apresentem de forma apropriada os novos conceitos contábeis face à convergência das normas de contabilidade. Foi aplicado um questionário a 745 estudantes de Cursos de Ciências Contábeis de 12 IES do Distrito Federal. Indagou-se aos alunos quais eram as atitudes dos professores em sala de aula de acordo com as características das teorias de educação de Paulo Freire e de Libâneo. Aplicou-se a análise de clusters com representação gráfica em dendograma possibilitando verificar o método de ensino mais utilizado. Para a verificação de possível associação entre os métodos de ensino e a construção de conhecimentos específicos da convergência foi realizado teste de correlação de Pearson e Sperman. Conclui-se que a metodologia de ensino predominante nas IES do DF é o tradicional. E não foi encontrada nenhuma associação significativa no conhecimento das normas internacionais de contabilidade e o método de ensino tradicionalItem O disclosure dos ativos intangíveis nas empresas que compõem Índice de Sustentabilidade Empresarial do Brasil(2012-05) Nascimento Júnior, Eurípedes Rosa do; Freire, Fátima de Souza; Barreto Júnior, Eric Adrian Mattos; Machado, Camila AraújoO objetivo do trabalho foi identificar os tipos de ativos intangíveis apresentados nos disclosures de empresas brasileiras. Foram analisados os relatórios financeiros de 29 companhias, no período de 2008, cotadas na Bolsa de Valores de São Paulo. Os ativos intangíveis foram classificados em organizacional, humano, informacional e reputacional. A reputação, composta de elementos como qualidade dos produtos e práticas corporativas, foi a categoria mais evidenciada, podendo ser considerado o intangível que mais influencia o valor à empresa.Item O que se exige na área de contabilidade pública em concurso público?(2011-07) Nobrega, Thaise Corcino da; Freire, Fátima de Souza; Pereira, Ednei Morais; Marques, Matheus de MendonçaO Conselho Federal de Contabilidade (CFC), buscando padronizar o conteúdo oferecido aos futuros profissionais contábeis, elaborou a Proposta Nacional de Conteúdo para o Curso de Graduação em Ciências Contábeis. Com isso, o currículo adotado pelas Instituições de Ensino Superior (IES) representa um aliado às conquistas profissionais dos estudantes. A estabilidade e as condições de trabalho favoráveis atraem muitas pessoas à disputa pela ocupação de um cargo público, estando o mercado brasileiro de concursos em crescimento. Segundo a ANPAC (Associação Nacional de Proteção e Apoio aos Concursos), no período de 2003 a 2009, houve um aumento de 26% no número de servidores do executivo com curso superior no Brasil. O objetivo deste estudo é analisar o conteúdo das disciplinas de Gestão de Finanças Públicas e Contabilidade aplicada ao Setor Público sugerido pelo CFC e o conteúdo das provas aplicadas nos concursos públicos aos profissionais de Ciências Contábeis. Pretende-se identificar quais conhecimentos da Contabilidade Pública são exigidos dos que almejam ingressar na carreira pública. O trabalho analisou os editais e provas de concursos realizados pelo Centro de Seleção e de Promoção de Eventos (CESPE) no período de 2000 a 2009. Concluiu-se que as áreas da Contabilidade Pública exigidas com maior freqüência abrangem os conteúdos de Patrimônio e Orçamento Público. Os resultados demonstram que a sugestão de conteúdo elaborada pelo CFC atende ao conhecimento demandado dos candidatos aos cargos públicos.