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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva, Júlio Orestes da-
dc.creatorPacheco, Rosana Oliveira-
dc.date.accessioned2015-10-06T18:11:14Z-
dc.date.available2015-10-06T18:11:14Z-
dc.date.issued2015-06-
dc.identifier.citationPACHECO, Rosana Oliveira. Papel do sistema de avaliação de desempenho nas práticas de remuneração do departamento de vendas: o caso de uma empresa familiar. 2015. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)–Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/11056-
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEmpresas familiarespt_BR
dc.subjectAvaliação de desempenhopt_BR
dc.subjectSistema de remuneraçãopt_BR
dc.titlePapel do sistema de avaliação de desempenho nas práticas de remuneração do departamento de vendas: o caso de uma empresa familiarpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.resumoAs empresas familiares possuem diversas particularidades, como a tendência em serem mais informais nos processos gerenciais, assim como utilizá-los com intensidade menor. Ainda, é possível destacar que o processo de avaliação de desempenho dos colaboradores é mais subjetivo e menos formalizado. Neste sentido, o objetivo deste trabalho foi verificar o papel do sistema de avaliação de desempenho nas práticas de remuneração do departamento de vendas em uma empresa familiar. Para isto foi realizado estudo de caso em uma empresa familiar do setor varejista, a pesquisa foi conduzida por meio de entrevistas semi-estruturadas com sujeitos da família, da gestão, e da área de vendas. Os resultados demonstraram que a influência familiar está presente na empresa, não incorrendo na informalidade de processos de controle, pois existe um planejamento e controle relacionados à estratégia da empresa, e seu sistema de avaliação de desempenho acompanha e controla esse planejamento, e é utilizado para estabelecer a remuneração dos funcionários. Os achados evidenciaram que a empresa recebe influencia familiar, possui planejamento estratégico e sistema de avaliação bem definidos, os quais compõem o controle gerencial da empresa. Ademais, as principais práticas na remuneração do departamento de vendas são impactadas por ambos, planejamento e sistema de avaliação de desempenho, alcançando interesses dos funcionários e dos donos da empresa.pt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFGpt_BR
dc.contributor.referee1Pereira, Ednei Morais-
dc.contributor.referee1Araújo, Kléber Domingos de-
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia (RG)pt_BR
dc.publisher.courseCiências Contábeis (RG)pt_BR
Aparece nas coleções:FACE - Trabalhos de Conclusão de Curso

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