Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/11057
Tipo do documento: TCC
Título: Estudo das exigências programáticas nos exames de suficiência e provas do Enade para o curso de Ciências Contábeis
Autor: Silva, Marilia Cristina Pereira da
Primeiro orientador: Iara, Renielly Nascimento
Primeiro membro da banca: Machado, Michele Rilany Rodrigues
Rech, Ilírio José
Resumo: Com a crescente importância da profissão contábil houve a necessidade de regulamentação da profissão, e com o desenvolvimento tecnológico fez-se imprescindível sua padronização, para que a linguagem contábil fosse uma só no mundo. Assim foi proposto pela Inter governmental Working Groupof Experts on International Standards of Accounting and Reporting (ISAR) em conjunto com o United Nations Conference on Trade and Development (UNCTAD) um dos setores da Organização das Nações Unidas (ONU), uma matriz curricular que atendesse o mercado mundial, sendo adaptado posteriormente para a realidade brasileira pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC) órgão máximo responsável pela contabilidade no Brasil. Para verificar a graduação do profissional contábil presente no mercado há duas avaliações: ENADE e Exame de Suficiência, que avaliam o preparo dos graduandos em contabilidade. Sendo assim este trabalho tem como objetivo investigar se essas provas cobram o conteúdo proposto pela matriz curricular elaborada pelo CFC; e com isso identificar semelhanças e diferenças entre conteúdo proposto e cobrado, identificando também semelhanças e diferenças entre as provas. Tendo por base o eixo temático criado pelo CFC e as provas do Exame de Suficiência aplicadas de 2011 a 2014, e provas do ENADE aplicadas nos anos de 2006, 2009 e 2012; utilizando o método de análise de conteúdo por uma abordagem qualitativa, e o método de análise por correspondência (ANACOR) foi possível relacionar as variáveis permitindo a visualização de associações. Observou que há semelhança entre conteúdo cobrado e proposto, assim como as semelhanças e diferenças entre as provas, foram identificados os itens recorrentes nas provas, e os conteúdos pouco cobrados ao longo dos períodos analisados esses resultados podem ser visualizados em tabelas e gráficos por meio de mapas perceptuais, permitindo que se tenha uma base do que é mais cobrado, buscando facilitar o preparo para essas avaliações.
Palavras-chave: Padronização
Matriz curricular
Conselho Federal de Contabilidade
Exame de suficiência
Enade
País: brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia (RG)
Nome do curso: Ciências Contábeis (RG)
Citação: SILVA, Marília Cristina Pereira. Estudo das exigências programáticas nos exames de suficiência e provas do Enade para o curso de Ciências Contábeis. 2015. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)–Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/11057
Data de publicação: Jun-2015
Aparece nas coleções:FACE - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCCG - Ciências Contábeis - Marilia Cristina Pereira da Silva.pdf745,29 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.