Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/11183
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLopes, Rosemara Perpetua-
dc.date.accessioned2016-02-26T12:56:08Z-
dc.date.available2016-02-26T12:56:08Z-
dc.date.issued2015-12-30-
dc.identifier.citationLOPES, Rosemara Perpetua. O ensino nos anos de alfabetizacão matemática. Itinerarius Reflectionis, Jataí, v. 11, n. 2, 2015. Disponível em: < http://www.revistas.ufg.br/index.php/ritref/article/view/38071/19232>.pt_BR
dc.identifier.issne- 1807- 9342-
dc.identifier.urihttp://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/11183-
dc.descriptionv. 11, n. 2, 2015.pt_BR
dc.description.abstractOne presents a research that has as main objective to investigate the treatment given to mathematical literacy in the first two school years, aimed at improving the teaching of the contents of this area in elementary education I. The study acquires relevance due to the difficulty of students to learn mathematics, low efficiency in this field, the scarcity and precariousness of the treatment given to it in kindergarten, the lack of familiarity of the pedagogy course student with the mathematical knowledge and domain of teaching and learning Mathematics in the early school years, especially in the literacy years. From a methodological point of view, it is a qualitative research, carried out by document analysis, having as source political-pedagogical projects of public schools in Jataí, State of Goiás. The development includes bibliographic research in the initial stage, from relevant theoretical foundation pertinent to mathematical literacy and to the educator‟s knowledge that teaches mathematics.pt_BR
dc.description.sponsorshipPrograma de Apoio à Publicações Periódicas Científicas (PROAPUPEC) da UFGpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherJose Silvio Oliveirapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectAlfabetização matemáticapt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectElementary schoolpt_BR
dc.subjectMathematical literacypt_BR
dc.subjectTeacher‟s trainingpt_BR
dc.titleO ensino nos anos de alfabetizacão matemáticapt_BR
dc.title.alternativeThe teaching in times of mathematical literacypt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoApresenta-se uma pesquisa que tem como objetivo geral investigar o tratamento conferido à alfabetização matemática nos dois primeiros anos escolares, com vistas à melhoria do ensino dos conteúdos dessa área no Ensino Fundamental I. O estudo adquire relevância em face da dificuldade dos alunos em aprender Matemática, do baixo rendimento que apresentam nesse campo, da escassez e precariedade do tratamento conferido à mesma na Educação Infantil, da falta de familiaridade do aluno do curso de Pedagogia com o conhecimento matemático e de domínio sobre o ensino e a aprendizagem matemática nos primeiros anos escolares, especialmente nos de alfabetização. Do ponto de vista metodológico, trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, realizada por análise documental, tendo como fontes projetos político-pedagógicos de escolas municipais de Jataí, Estado de Goiás. O desenvolvimento inclui bibliográfica na etapa inicial, a partir de fundamentação teórica pertinente à alfabetização matemática e aos conhecimentos do professor que ensina Matemática.pt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFGpt_BR
dc.publisher.departmentRegional Jataí (RJ)pt_BR
Aparece nas coleções:RJ - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Rosemara Perpetua Lopes- 2015.pdfArtigo - Rosemara Perpetua Lopes- 2015324,66 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.