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dc.creatorSoares, Ana Carolina Eiras Coelho-
dc.date.accessioned2016-02-26T13:44:14Z-
dc.date.available2016-02-26T13:44:14Z-
dc.date.issued2015-10-08-
dc.identifier.citationSOARES, Ana Carolina Eiras Coelho. Olhares de gênero na perspectiva escolar. Opsis, Catalão, GO, v.15, n. 2, p. 344- 355, jul./dez. 2015. Disponível em: < https://www.revistas.ufg.br/index.php?journal=Opsis&page=article&op=view&path%5B%5D=33782&path%5B%5D=19707>.pt_BR
dc.identifier.issne- 2177-5648-
dc.identifier.urihttp://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/11189-
dc.descriptionv. 15, n. 2, p. 344-355, jul./dez. 2015.pt_BR
dc.description.abstractThis paper intends to discuss the use of the gender concept in the classroom and their peer acceptance difficulties in the teaching of History. It also aims to question its relevance to the History subject itself in school. The concept of gender relations consolidates itself in the midst of the struggles and feminist demands for equality and rights, with the support of the Cultural and Social History. It has been widely discussed in academic circles, including not only History but other areas as well, e.g., Geography and Sociology. However, despite all the debate, the efforts to broaden these discussions are still timid and ineffective for a society that insists on maintaining essentialist, simplistic and segregationist views and postures, when it comes to being a man or a woman, particularly, by faculty members at schools.pt_BR
dc.description.abstractEste artículo busca cuestionar el uso del concepto de género en el aula, sus dificultades de aceptación entre iguales en la enseñanza de la Historia y cuestionar su relevancia para la propia disciplina de la Historia en la escuela. El concepto de las relaciones de género se consolida en medio a las luchas y reivindicaciones feministas por la igualdad y los derechos, con el apoyo de la Historia Cultural y Social y ha sido ampliamente discutido en el mundo académico, incluyendo no sólo la Historia, sino también otras áreas como, por ejemplo, la Geografía y la Sociología. Sin embargo, a pesar de todo el debate, todavía son tímidos e ineficaces los esfuerzos que visen ampliar estas discusiones para la sociedad que insiste en el mantenimiento de posturas y visiones esencialistas, simplistas y segregacionistas cuando se trata de ser un hombre o una mujer, sobre todo por los profesores en las escuelas.pt_BR
dc.description.sponsorshipPrograma de Apoio à Publicações Periódicas Científicas (PROAPUPEC) da UFGpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherTeresinha Maria Duartept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectPreconceitopt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectGenderpt_BR
dc.subjectPrejudicept_BR
dc.subjectEducaciónpt_BR
dc.subjectGéneropt_BR
dc.subjectPrejuiciospt_BR
dc.titleOlhares de gênero na perspectiva escolarpt_BR
dc.title.alternativeGender views in the school perspectivept_BR
dc.title.alternativeMiradas de género en la perspectiva escolarpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoO presente artigo busca problematizar o uso do conceito de gênero na sala de aula, suas dificuldades de aceitação pelos pares no ensino de História e questionar sua importância para a própria disciplina História na escola. O conceito de relações de gênero se consolida em meio às lutas e reivindicações feministas por igualdade e direitos, com o apoio da História Cultural e Social e vem sendo amplamente discutido no meio acadêmico, abrangendo inclusive não apenas a História, mas também outras áreas como, por exemplo, a Geografia e a Sociologia. Entretanto, apesar de todo o debate, ainda são tímidos e ineficazes os esforços que visem a ampliar essas discussões para a sociedade que insiste em manter posturas e visões essencialistas, simplistas e segregacionistas quando o assunto é ser homem ou ser mulher, principalmente pelo corpo docente nas escolas.pt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFGpt_BR
dc.publisher.departmentRegional Catalão (RC)pt_BR
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