Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/11232
Tipo do documento: TCC
Título: Efeito da adoção das normas internacionais na concentração do mercado de auditoria: uma análise com companhias brasileiras de capital aberto
Autor: Cotrim, Vinicius de Souza
Primeiro orientador: Carmo, Carlos Henrique Silva do
Primeiro membro da banca: Carmo, Carlos Henrique Silva do
Ferreira, Celma Duque
Freire, Mac Daves de Morais
Resumo: A adoção das normas internacionais de contabilidade no Brasil fizeram com que as companhias abertas brasileiras criassem novas ou adaptassem antigas políticas contábeis. Nesse contexto, as firmas de auditoria se destacaram por auxiliar as companhias abertas no processo de adoção inicial das IFRS. O objetivo dessa pesquisa foi verificar a preferência de contratação das firmas de auditoria Big Four durante o período de convergência das normas internacionais. Para isso, foram coletado dados de 337 companhias abertas brasileiras, verificando o seu auditor durante o período de 2005 a 2012. Por análise foi constatado que durante o período de convergência das normas internacionais, compreendido entre 2009 a 2011, as firmas de auditoria Big Four tinham 4,68 vezes mais chances de serem contratadas em relação as demais firmas de auditoria, um aumento de 368% em relação ao período, também se verificou que se uma firma de auditoria de pequeno porte emitisse um relatório com negativa de opinião, as chances de serem substituídas por uma firma de auditoria Big Four foi de 27 vezes.
Palavras-chave: Big four
Concentração do mercado de auditoria
IFRS
Normas internacionais de contabilidade
País: brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas - FACE (RG)
Nome do curso: Ciências Contábeis (RG)
Citação: COTRIM, Vinicius de Souza .Efeito da adoção das normas internacionais na concentração do mercado de auditoria: uma análise com companhias brasileiras de capital aberto. 2016. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/11232
Data de publicação: 24-Fev-2016
Aparece nas coleções:FACE - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCCG - Ciências Contábeis - Vinicius de Souza Cotrim.pdf2,02 MBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.