Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/11322
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Araújo, Eliany Alvarenga de-
dc.creatorBasilio, Dayane-
dc.date.accessioned2017-01-23T12:59:51Z-
dc.date.available2017-01-23T12:59:51Z-
dc.date.issued2011-11-16-
dc.identifier.citationBASILIO, Dayane. Informação em contexto educacional: comportamento informacional de estudantes do ensino fundamental II do colégio estadual Waldemar Mundim, da cidade de Goiânia/Goiás. 77 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Faculdade de Informação e Comunicação, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2011.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/11322-
dc.description.abstractIn this work, the objective is analyze the information behavior of elementary school students in State College Waldemar Mundim located in Itatiaia Set in the city of Goiania / Goias. The information behavior can be understood as the procedures that individuals develop by recognizing a need for information and from this observation to perform search and make use of this information. This research is classified as exploratory and descriptive and had students as research subjects of the 9th (ninth) primary school. As data collection instrument was used semi-structured questionnaire. Through the data collected was made to characterize the subjects studied, the identification of information needs and sources of information used, the barriers present for the search and use of information, as well as the characterization of the use of the use of information accessed . The data analysis shows that in terms of the characterization of the subjects surveyed, 80% are aged from 12 to 15 years and 59% are female and 41% are male. Information needs related solely to performance of the school activities. The information sources most used electronic sources. Among the least used sources of information stood out the school library. In terms of frequency of use of the school library have that 52.9% of respondents confirm that they do not attend the same. In times of search and use of information barriers of an economic and efficiency stand out. In terms of feelings developed over time to determine the make homework we have negative feelings predominate. Data on time use of information reveal that this action is based on the clarification, that is, the information used to help understand certain subject. This category of information use is characterized as the most basic and indicates limited use of it. In terms of the final considerations, we have the information behavior of students surveyed shows limited ability to search for information, emphasis in the search for information on electronic resources inadequate and limited use of the information accessed. The feelings developed during the needs assessment information and information search are predominantly negative.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectComportamento informacionalpt_BR
dc.subjectBusca de informaçãopt_BR
dc.subjectUso de informaçãopt_BR
dc.subjectBiblioteca escolarpt_BR
dc.titleInformação em contexto educacional: comportamento informacional de estudantes do ensino fundamental II do colégio estadual Waldemar Mundim, da cidade de Goiânia/Goiáspt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.resumoObjetiva-se, no presente trabalho, analisar o comportamento informacional de estudantes do ensino fundamental do Colégio Estadual Waldemar Mundim, localizado no Conjunto Itatiaia, na cidade de Goiânia/Goiás. O comportamento informacional pode ser compreendido como os procedimentos que os indivíduos desenvolvem ao reconhecerem uma necessidade de informação e a partir desta constatação realizam a busca e fazem o uso desta informação. Esta pesquisa está classificada como exploratória e descritiva e teve como sujeitos de pesquisa estudantes do 9º (nono) do ensino fundamental. Como instrumento de coleta de dados foi utilizado o questionário semi-estruturado. Por meio dos dados coletados foi feita a caracterização dos sujeitos pesquisados, a identificação das necessidades de informação e das fontes de informação utilizadas, as barreiras presentes no momento da busca e uso da informação, bem como, a caracterização do uso do uso das informações acessadas. As análises dos dados revelam que, em termos da caracterização dos sujeitos pesquisados, 80% são da faixa etária de 12 a 15 anos e que 59% são do sexo feminino e 41% são sexo masculino. As necessidades de informação relacionam-se unicamente a realização das atividades escolares. As fontes de informação mais utilizadas são fontes eletrônicas. Entre as fontes de informação menos utilizadas destacou-se a biblioteca escolar. Em termos da freqüência de uso da biblioteca escolar temos que, 52,9% dos pesquisados confirmam que não freqüentam a mesma. Nos momentos de busca e uso da informação barreiras de natureza econômica e de eficiência se destacam. Em termos dos sentimentos desenvolvidos nos momentos de determinação da realização das tarefas escolares temos que predominam sentimentos negativos. Os dados relativos ao momento do uso da informação revelam que está ação baseia-se no esclarecimento, ou seja, a informação utilizada ajudou a entender determinado assunto. Esta categoria de uso da informação é caracterizada como a mais básica e indica uso limitado da mesma. Em termos das considerações finais, temos que, o comportamento informacional dos estudantes pesquisados evidencia limitada capacidade de busca da informação, ênfase na busca da informação em fontes eletrônicas inadequadas e uso limitado da informação acessada. Os sentimentos desenvolvidos durante a determinação das necessidades de informação e de busca da informação são predominantemente negativos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFGpt_BR
dc.contributor.referee1Araújo, Eliany Alvarenga de-
dc.contributor.referee1Fialho, Janaína Ferreira-
dc.publisher.departmentFaculdade de Informação e Comunicação - FIC (RG)pt_BR
dc.publisher.courseBiblioteconomia (RG)pt_BR
Aparece nas coleções:FIC - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCCG - Biblioteconomia - Dayane Basilio.pdfTCCG - Biblioteconomia - Dayane Basilio1,48 MBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.