Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/12003
Tipo do documento: TCC
Título: A questão gênero no currículo de formação de professores de Educação Física
Autor: Oliveira, Anderson de Souza Bueno de
Primeiro orientador: Jacob, Hemanuelle Di Lara Siqueira
Primeiro membro da banca: Jacob, Hemanuelle Di Lara Siqueira
Resumo: Os debates sobre as relações de Gênero têm gerado impasses desde novembro de 2014 quando foi iniciada a construção dos Planos Municipais e Estaduais de Educação que estarão vigorando nos próximos dez anos. Pensando na importância desse debate para a formação e emancipação humana, realizamos um Estudo de Caso que teve por objetivo principal identificar, analisar e compreender quais as concepções de Gênero presentes na proposta curricular do curso de Licenciatura em Educação Física da Faculdade de Educação Física e Dança – FEFD; assim como, analisar os discursos e conteúdos das professoras que trabalham com esta temática a partir do Plano de Ensino. Os instrumentos de coleta de dados foram análises do Projeto Político Curricular- PPC do curso onde pudemos identificar quais disciplinas trabalham com as questões de Gênero. A partir disso identificamos duas disciplinas, Antropologia do Corpo sendo esta da grade permanente do curso e uma disciplina de Núcleo Livre, Gênero, Sexualidade e Prática Pedagógica. Após a análise dos planos de ensino de cada disciplina realizamos entrevistas semiestruturadas com o objetivo de identificar a concepção de Gênero trabalhada pelas professoras. Após a investigação concluímos que ainda falta envolvimento das demais disciplinas com o tema, já que apenas uma da grade curricular permanente declara fazer esse debate no Plano de Ensino e apesar de ser um curso de formação de professores que faz um debate crítico à atual organização da sociedade, percebemos ao analisar o PPC pouco envolvimento teórico com as relações de Gênero.
Palavras-chave: Educação Física
Gênero
Currículo
Formação de professores
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Educação Física e Dança - FEFD (RG)
Nome do curso: Educação Física
Citação: OLIVEIRA, Anderson de Souza Bueno de. A questão gênero no currículo de formação de professores de Educação Física. 2016. 75 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Faculdade de Educação Física e Dança, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/12003
Data de publicação: 3-Mar-2016
Aparece nas coleções:FEFD - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCCG - Educação Física - Anderson de Souza Bueno de Oliveira - 2016.pdf1,01 MBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons