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dc.creatorPechincha, MônicaThereza Soares-
dc.date.accessioned2017-07-28T13:30:24Z-
dc.date.available2017-07-28T13:30:24Z-
dc.date.issued2016-08-
dc.identifier.citationPECHINCHA, MônicaThereza Soares. Performance e educação: uma reflexão de professores krahô sobre a incorporação de ritos e cantos na prática da educação escolar indígena. Inter-Ação, Goiânia, v. 41, n. 2, p. 373-398, maio/ago. 2016. Disponível em: <https://www.revistas.ufg.br/interacao/article/view/41003/21434>.pt_BR
dc.identifier.issne- 1981-8416-
dc.identifier.urihttp://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/12218-
dc.description.abstractIn order to contribute to the discussion of indigenous education, this article comments the Krahô teacher’s reflection about incorporating their rituals and songs – axial actions in their culture – in their schools and in the very construction of their pedagogics projects. The text briefly presents stylistic and cosmological aspects of their performances and its connection with what we call “nature” and “supernatural”. The analysis is based on observations and reflections joint with Krahô teachers in the context of their academic studies in intercultural education in the Federal University of Goiás.pt_BR
dc.description.abstractCon el fin de contribuir a la discusión de la educación escolar indígena, este artículo se ocupa de la reflexión de maestros Krahô acerca de la incorporación de su rituales y cantos – acciones axiales en su cultura – en sus escuelas y en la construcción autónoma de sus proyectos pedagógicos. Presenta brevemente los aspectos estilísticos y cosmológicos de su performance y su conexión con lo que llamamos “naturaleza” y “sobrenatural”. El análisis es producto de observaciones y reflexiones conjuntas con profesores Krahô en el contexto de su formación en el curso de Educación Intercultural en la Universidad Federal de Goiás.pt_BR
dc.description.sponsorshipUFGpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherJoão Paulo Pietrafesapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRitualpt_BR
dc.subjectCantospt_BR
dc.subjectKrahôpt_BR
dc.subjectEducação escolar indígenapt_BR
dc.subjectSongspt_BR
dc.subjectIndigenous educationpt_BR
dc.subjectEducación escolar indígenapt_BR
dc.titlePerformance e educação: uma reflexão de professores krahô sobre a incorporação de ritos e cantos na prática da educação escolar indígenapt_BR
dc.title.alternativePerformance and education: a reflection of kraho teachers about the inclusion of rites and songs in practices of indigenous educationpt_BR
dc.title.alternativePerformance y educacion: una reflexion de maestros kraho sobre la incorporacion de ritos y cantos en la pratica de la educacion escolar indigenapt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoCom o intuito de contribuir com a discussão da educação escolar indígena, este artigo pontua a reflexão de professores krahô1 sobre a incorporação de rituais e cantos – ações axiais em sua cultura – nas suas escolas e na construção própria de seus projetos pedagógicos. Apresenta, sucintamente, aspectos estilísticos e cosmológicos de sua performance e sua conexão com o que chamamos de “natureza” e “sobrenatureza”. A análise resulta de observações e reflexões conjuntas com professores krahô no contexto de sua formação no curso de Educação Intercultural na Universidade Federal de Goiás.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFGpt_BR
dc.identifier.doi10.5216/ia.v41i2.41003-
dc.publisher.departmentFaculdade de Educação - FE (RG)pt_BR
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