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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva, Júlio Orestes da-
dc.creatorSilva, Lana de Abreu Batista-
dc.date.accessioned2017-08-11T14:04:26Z-
dc.date.available2017-08-11T14:04:26Z-
dc.date.issued2017-07-05-
dc.identifier.citationSILVA, Lana de Abreu Batista. Influência da informação do custo total na tomada de decisão de aquisição de automóveis. 2017. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Econômicas, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/12272-
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAutomóveispt_BR
dc.subjectCusto total para o consumidorpt_BR
dc.subjectExperimentopt_BR
dc.subjectRegressão logística multinomialpt_BR
dc.subjectTomada de decisãopt_BR
dc.titleInfluência da informação do custo total na tomada de decisão de aquisição de automóveispt_BR
dc.title.alternativeInfluence of total cost information on automobile acquisition decision makingpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.resumoO mercado automobilístico brasileiro é um dos mais aquecidos do mundo, o que gera um mercado ativo e permite discutir o aperfeiçoamento de técnicas para tomada de decisão do consumidor em um ambiente repleto de opções de aquisição. Dessa forma, o objetivo da pesquisa foi verificar a influência da informação de Custo Total para o Consumidor (CTC) na decisão de aquisição de automóveis. Para o desenvolvimento do trabalho foi construído um experimento no qual, foi estimado o CTC de quatro veículos para uma vida útil estimada em 5 anos. A amostra final contou com 330 estudantes da Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Econômicas, formando dois grupos: controle (sem a informação de CTC) e experimental (com a informação de CTC). Para a análise de dados foi utilizada a técnica de regressão logística multinomial. A análise experimental permitiu identificar que o indivíduo que tem a informação de CTC tende a fazer uma escolha distinta do que não tem. Ao fim da análise do grupo de controle foi possível identificar que o consumidor, quando munido apenas das características do automóvel e seu preço de aquisição, coloca como artefato preponderante para escolha o custo/benefício atribuído por ele ao automóvel, o que é específico para cada indivíduo que realiza a decisão. Por meio da análise do grupo experimental verifica-se que a informação de CTC exerce influência ao passo que o Ônix foi o modelo com o melhor CTC estimado e obteve a maioria das decisões de compra do grupo (44,1%). Enquanto o Gol, que representa a pior opção se analisado o CTC, teve a variável dada como insignificante, caracterizando o consumidor do modelo preocupado com aspectos da marca e não de custo. Conclui-se que, quando o indivíduo possui a informação de CTC, este tende a optar pela opção de menor valor final. O que ficou evidente, pois a escolha pelo modelo Gol feita no grupo experimental é menor se comparado ao grupo de controle. Enquanto o modelo Ônix domina as escolhas no grupo experimental, o que não ocorre no grupo de controle.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFGpt_BR
dc.contributor.referee1Araújo, Kléber Domingos de-
dc.contributor.referee1Silveira, Elmo Dias da-
dc.contributor.referee1Silva, Júlio Orestes da-
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas - FACE (RG)pt_BR
dc.publisher.courseCiências Contábeis (RG)pt_BR
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