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Campo DCValorIdioma
dc.creatorMagalhães, Solange Martins de Oliveira-
dc.creatorBarbosa, Ivone Garcia-
dc.date.accessioned2017-11-07T14:54:30Z-
dc.date.available2017-11-07T14:54:30Z-
dc.date.issued2005-
dc.identifier.citationMAGALHÃES, Solange Martins de Oliveira; BARBOSA, Ivone Garcia. Do topo de uma montanha temos um ótimo ângulo das coisas... mas será que podemos ver tudo?" Uma reflexão sobre as políticas públicas para a educação da infância. Estudos e Pesquisas em Psicologia, Rio de Janeiro, v. 5, n.1, p. 38-57, 2005.pt_BR
dc.identifier.issn1808-4281-
dc.identifier.urihttp://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/12758-
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.subjectInfânciapt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.titleDo topo de uma montanha temos um ótimo ângulo das coisas... mas será que podemos ver tudo? Uma reflexão sobre as políticas públicas para a educação da infânciapt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoO atendimento à criança de 0 a 6 anos, no Brasil, existe há mais de um século e com ele acompanharam-se as transformações do conceito de infância, instituídas pelos discursos científicos e institucionais, que acabaram por transformar a criança em um sujeito/objeto cultural, inserido em um amplo projeto de constituição do sujeito moderno. Compreender as políticas públicas para a educação da infância implica refletir sobre o “que é ser criança”, hoje, em nossa sociedade, e ver o modo como as alterações nesse conceito passam a definir, orientar e ressignificar práticas de atenção, criação, socialização e educação, para que aquela corresponda ao desenvolvimento do “projeto da sociedade moderna”. Com essa análise tentamos clarear as intenções que nortearam as tomadas de decisões em relação à educação infantil, destacando sobretudo a perspectiva neoliberal, discernindo a lógica, a dinâmica viva e até contraditória das políticas públicas para a educação da infância brasileira.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educação - (FE)pt_BR
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