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Campo DCValorIdioma
dc.creatorMachado, Maria Margarida-
dc.creatorAlves, Miriam Fábia-
dc.creatorOliveira, João Ferreira de-
dc.date.accessioned2017-11-14T12:55:33Z-
dc.date.available2017-11-14T12:55:33Z-
dc.date.issued2008-12-
dc.identifier.citationMACHADO, Maria Margarida; ALVES, Mirian Fábia; OLIVEIRA, João Ferreira de. Construindo conhecimento em Educação de Jovens e Adultos (EJA) integrada à educação profissional - saberes coletivos de uma rede de pesquisadores. Educação, Santa Maria, v. 33, n. 3, p. 411-424, set./dez. 2008.pt_BR
dc.identifier.issne- 1984-6444-
dc.identifier.issn0101-9031-
dc.identifier.urihttp://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/12846-
dc.description.abstractThis study discusses the processes of establishing a network of researchers arising out of the publication of the Public Notice Proeja/Capes/Setec Number 003/2006, setting up a Support Program for Teaching and for Scientific and Technological Research into Vocational Education integrated with Youth and Adult Education – PROEJA, which was constituted by CAPES in partnership with the Secretariat for Professional and Technological Education at Brazil’s Ministry for Education. As a result of this Public Notice, nine research groups were set up around the country. This study focuses on the experience of the group made up of Institutes from Goiás and the Federal District. The methodological emphasis of the study is documental analysis and participative observation. It hopes to strengthen this network of researchers as a reference for the mid-west, deepening its investigations aimed at understanding the concrete relationship between youth and adult education (EJA) and the world of work. In this sense, the collective action for group formation, the creation of formative spaces and the participation of its members in EJA seminars, congresses and forums show that the construction of knowledge and wisdom, based on the experience of students (of Scientific initiation, Master and Doctoral programs), and of teachers (of undergraduate and post graduate programs) can effectively contribute towards an EJA integrated with Vocational Education in order to enrich the formation of young and adult workers.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectRedes de pesquisapt_BR
dc.subjectEducação profissionalpt_BR
dc.subjectYouth and adult educationpt_BR
dc.subjectVocational educationpt_BR
dc.subjectResearch networkspt_BR
dc.titleConstruindo conhecimento em Educação de Jovens e Adultos (EJA) integrada à educação profissional – saberes coletivos de uma rede de pesquisadorespt_BR
dc.title.alternativeBuilding knowledge in youth and adult education (EJA) integrated with vocational education – collective knowledge of a research networkpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho discute o processo de constituição de redes de pesquisadores a partir da publicação do edital Proeja/Capes/Setec n. 003/2006 para a implementação do Programa de Apoio ao Ensino e à Pesquisa Científica e Tecnológica em Educação Profissional Integrada à Educação de Jovens e Adul- tos – Proeja, constituído pela Capes em parceria com a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), do MEC. Em decorrência desse edital foram criados nove grupos de pesquisa em todo país, e este estudo focaliza a experi- ência do grupo constituído por instituições de Goiás e do Distrito Federal. O trabalho tem como enfoque metodológico a análise documental e a observação participante. Pode-se afirmar que se espera fortalecer esta rede de pesquisado- res como uma referência para a região Centro-Oeste, avançando em suas inves- tigações que visam compreender a relação concreta entre a Educação de Jo- vens e Adultos (EJA) e o mundo do trabalho. Nesse sentido, a ação coletiva de constituição do grupo, a criação dos espaços formativos e a participação de seus componentes em seminários, congressos e fóruns de EJA revelam que a construção de conhecimentos e saberes coletivos, tendo por base a experiên- cia de alunos (de iniciação científica, de mestrado e de doutorado) e de profes- sores (da graduação e da pós-graduação), pode contribuir efetivamente com uma EJA integrada à educação profissional, tendo em vista o enriquecimento da formação de jovens e adultos trabalhadores.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educação - (FE)pt_BR
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