Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/13026
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMiranda, Marilia Gouvea de-
dc.date.accessioned2017-11-27T14:29:47Z-
dc.date.available2017-11-27T14:29:47Z-
dc.date.issued2005-08-
dc.identifier.citationMIRANDA, Marília Gouvea de. Sobre tempos e espaços da escola: do princípio do conhecimento ao princípio da socialidade. Educação e Sociedade, Campinas, v. 26, n. 91, p. 639-651, maio/ago. 2005.pt_BR
dc.identifier.issn0101-7330-
dc.identifier.issne- 1678-4626-
dc.identifier.urihttp://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/13026-
dc.description.abstractThis article discusses the proposals of the education or- ganization in terms of formation cycles. Its aim is to understand the underlying principles related to the rationality of the educational re- forms in course in Brazil. It understands that these proposals imply a change in the principles that conduct the organization of the spaces and times of the public school: the school built on the principle of the knowledge would be giving place to a school guided on the principle of the sociableness. It deals with a change in the way of conceiving the school with important implications in the relationship between edu- cation and society. The diversity of meanings attributed to the idea of cycles as stated in this literature is questioned, as well as the absence of a clear explanation about its principles. It concludes that this innova- tion must be more debated since most of publications on the subject are guided by its justification.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCiclos de formaçãopt_BR
dc.subjectPolítica educacionalpt_BR
dc.subjectReforma educacionalpt_BR
dc.subjectRacionalidadept_BR
dc.subjectFormation cyclespt_BR
dc.subjectEducational politicspt_BR
dc.subjectEducational reformpt_BR
dc.subjectRationalitypt_BR
dc.titleSobre tempos e espaços da escola: do princípio do conhecimento ao princípio da socialidadept_BR
dc.title.alternativeAbout the time and the space of the school : from the principle of knowledge to the principle of sociablenesspt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoEste artigo discute as propostas de organização do ensino em ciclos de formação, buscando apreender os pressupostos subjacen- tes à racionalidade das reformas educacionais em curso no Brasil. En- tende que essas propostas implicam uma mudança dos princípios que regem a organização dos espaços e tempos da escola pública: a escola constituída no princípio do conhecimento estaria dando lugar a uma escola orientada pelo princípio da socialidade. Trata-se de uma mudan- ça na maneira de conceber a escola, com importantes implicações para a relação educação e sociedade. É abordada a diversidade de significa- dos atribuídos à idéia de ciclos por parte dessa literatura, bem como a ausência de uma discussão clara sobre seus fundamentos. Conclui que essa inovação deva ser mais debatida, uma vez que se constata que a maior parte das publicações sobre o tema está orientada para a sua jus- tificação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.identifier.doi10.1590/S0101-73302005000200017-
dc.publisher.departmentFaculdade de Educação - (FE)pt_BR
Aparece nas coleções:FE - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Marilia Gouvea de Miranda - 2005.pdf66,86 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons