Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/13093
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Régis Henrique dos Reis-
dc.creatorGamboa, Silvio Ancisar Sanchez-
dc.date.accessioned2017-12-07T10:31:39Z-
dc.date.available2017-12-07T10:31:39Z-
dc.date.issued2014-04-
dc.identifier.citationSILVA, Régis Henrique Reis da; GAMBOA, Silvio Sánchez. Do esquema paradigmático à matriz epistemológica: sistematizando novos níveis de análise. ETD: educação temática digital, Campinas, v. 16, n. 1, p. 48-66, jan./abr. 2014.pt_BR
dc.identifier.issn1676-2592-
dc.identifier.urihttp://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/13093-
dc.description.abstractAt the moment there is a significant increase in scientific production sciences share (education, physical education and especial education) in terms of quantity, its quality becomes questionable. We evaluate the continued study of this production and what has been the contribution of scientific research in the process of analysis, criticism, and finding solutions to problems faced by areas of this science and its links with broader social issues. Accordingly, in order to contribute to the debate political-epistemological and improvement of the epistemological critique of the action sciences, presented in this text, the genesis and development of the Matrix Epistemological while instrumental theoretical-philosophical analysis of scientific science action.pt_BR
dc.description.abstractEn el momento en que hay un aumento significativo de la producción científica de las ciencias de la acción (educación, educación física y educación especial) en términos cuantitativas, su calidad se convierte en un asunto cuestionable. Evaluamos que el estudio continuado de esta producción permite un conocimiento más detallado de lo que ha sido la contribución de la investigación científica en el proceso de análisis, revisión y búsqueda de soluciones a los problemas que enfrentan las áreas de estas ciencias y sobre sus vínculos con las cuestiones sociales más amplias. En este sentido, con el objetivo de contribuir con el debate político y epistemológico y el avance de la crítica epistemológica de las ciencias de la acción, presentamos en este texto, la génesis y el desarrollo de la Matriz Epistemológica como un instrumento de análisis teórico-filosófico de la producción científica de las ciencias de la acción.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPesquisapt_BR
dc.subjectMatriz epistemológicapt_BR
dc.subjectEpistemologiapt_BR
dc.subjectResearchpt_BR
dc.subjectEpistemologypt_BR
dc.subjectEpistemology matrixpt_BR
dc.subjectInvestigaciónpt_BR
dc.subjectMatriz epistemológicapt_BR
dc.subjectEpistemologíapt_BR
dc.titleDo esquema paradigmático à matriz epistemológica: sistematizando novos níveis de análisept_BR
dc.title.alternativeOf scheme paradigmatic for matrix epistemological: systematizing new levels of analysispt_BR
dc.title.alternativeDel esquema paradigmático a la matriz epistemológica: sistematizando nuevos niveles de análisispt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoNo momento em que ocorre um aumento significativo da produção científica das ciências da ação (educação, educação física e educação especial) em termos quantitativos, sua qualidade torna- se questionável. Avaliamos que o estudo continuado dessa produção permitirá uma maior aproximação e compreensão de qual tenha sido a contribuição da pesquisa científica para o processo de análise, crítica e busca de soluções para os problemas enfrentados pelas áreas dessas ciências e suas articulações com as questões sociais mais abrangentes. Nesse sentido, visando contribuir para o debate político-epistemológico e aprimoramento da crítica epistemológica das ciências da ação, apresentamos, neste texto, a gênese e desenvolvimento da Matriz Epistemológica como instrumental de análise teórico-filosófica da produção científica das ciências da ação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.identifier.doi10.20396/etd.v16i1.1329-
dc.publisher.departmentFaculdade de Educação - (FE)pt_BR
Aparece nas coleções:FE - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Régis Henrique dos Reis Silva - 2014.pdf686,74 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons