Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/13133
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMagalhães, Solange Martins Oliveira-
dc.creatorSouza, Ruth Catarina Cerqueira Ribeiro de-
dc.date.accessioned2017-12-08T14:47:59Z-
dc.date.available2017-12-08T14:47:59Z-
dc.date.issued2014-04-
dc.identifier.citationMAGALHÃES, Solange Martins Oliveira; SOUZA, Ruth Catarina Cerqueira Ribeiro de. Pesquisa educacional sobre professores: reflexões sobre a teoria e o método. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 14, n. 41, p. 101-124, jan./abr. 2014.pt_BR
dc.identifier.issn1518-3483-
dc.identifier.urihttp://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/13133-
dc.description.abstractThe present article reports the results of a broad investigation developed by a network of researchers, whose main framework was the study of the theme teachers. Since most parts of the Brazilian research is produced within graduate programs, we took the academic production of graduate students in Education as a representative cut of the investigation in the area in order to analyze the method issue. We tried to make the developed methodi- cal approaches explicit, such as positivism, phenomenology, and dialectal materialism. Herein, we have given emphasis to the conceptions, objectives, and methodological proce- dures corresponding to dialectical materialism in dissertations and theses defended in six Graduate Programs in Education, from 1999 to 2009. We deemed as beneficial the self- criticism created by the research to re-direct actions that may develop new alternatives for the challenges concerning the appropriate use of methods with regard to Graduate in Education. There is an incorporation of theoretical perspectives and interlocutions, which may help achieving legitimacy affirmation, not only of the educational area scientific char- acter, but also of evident positive results for the education of teachers.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMétodopt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectPesquisa educacionalpt_BR
dc.subjectMethodpt_BR
dc.subjectEducational researchpt_BR
dc.subjectTeachers educationpt_BR
dc.titlePesquisa educacional sobre professores: reflexões sobre a teoria e o métodopt_BR
dc.title.alternativeEducational research on teachers: reflections on theory and methodpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoO presente artigo relata os resultados de uma ampla pesquisa desenvolvida por uma rede de pesquisadores, que tem como eixo central o estudo da temática professores. Como a maior parte da pesquisa brasileira é produzida no âmbito dos programas de pós-gradu- ação, tomamos a produção acadêmica dos pós-graduandos em Educação como um recorte representativo da pesquisa na área, para analisarmos a questão do método. Procuramos explicitar as abordagens metódicas desenvolvidas: positivismo, fenomenologia e o mate- rialismo histórico dialético. Neste trabalho, destacamos as concepções, os objetivos e os procedimentos teórico-metodológico correspondentes ao materialismo dialético, desen- volvidos nas dissertações e teses defendidas em seis Programas de Pós-Graduação emEducação da região Centro-Oeste, período de 1999 a 2009. Julgamos salutar a autocrítica gerada pela pesquisa para reorientar ações que gerem novas alternativas diante dos de- safios concernentes à adequada utilização dos métodos, no contexto da Pós-Graduação em Educação. Há a incorporação de perspectivas e interlocuções teóricas que ajudam na luta pela afirmação da legitimidade, não apenas da cientificidade do campo educacional, mas também de resultados positivos palpáveis para o campo da formação de professores.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.identifier.doi10.7213/dialogo.educ.14.041.DS05-
dc.publisher.departmentFaculdade de Educação - (FE)pt_BR
Aparece nas coleções:FE - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Solange Martins Oliveira Magalhães - 2014.pdf607,73 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons