Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/13189
Tipo do documento: Artigo
Título: Qualidade social da educação: aspectos ideológicos refletidos na construção do ideário pedagógico brasileiro
Título(s) alternativo(s): Social quality education: aspects of ideological reflected in construction educational brazilian proposal
Autor: Magalhães, Solange Martins Oliveira
Soares, Jackeline Império
Magalhães, Amanda Oliveira
Félix, Maíra dos Santos
Resumo: Este trabalho relata os resultados de pesquisa que teve como principal objetivo identificar o ideário pedagógico presentes nos trabalhos da Pós-Graduação em Educação, da Faculdade de Educação, Universidade Federal de Goiás, período 2016-2010. Trata-se de um estudo de casos, com base na dialética, desenvolvido como um trabalho cooperativo de pesquisadores associado a Redecentro – Rede de pesquisadores sobre professores da Região Centro-Oeste/Brasil. A abordagem é a qualitativa, a partir da qual sistematizamos a análise por meio de duas categorias: método e ideário pedagógico, com foco na qualidade da educação proposta. Os resultados mostram que a ideologia presente na produção acadêmica define um conceito de qualidade neoliberal, portanto, mercadológico; o ideário pedagógico identificado sustenta a mesma ideologia referendada pela sociedade do conhecimento, cuja ideologia mascara a realidade afirmando que a educação é para todos, como direito dos povos. Entretanto, o ideário pedagógico ao mostrar-se neoliberal distancia-se do processo de emancipação humana. Desse modo, desvelar essa condição ideológica que perpassa a sociedade do conhecimento e a produção acadêmica, pode ajudar a rever o ideário pedagógico e a qualidade delegada à educação, com vista a uma qualidade social, portanto contra hegemônica.
Abstract: This paper reports the results of research that aimed to identify the pedagogical ideas present in the work of Graduate Education, Faculty of Education, Federal University of Goiás, period 2016-2010. It is a case study, based on dialectics, developed as a collaborative work of researchers associated with Redecentro - Network researchers on faculty in the Midwest Region/Brazil. The approach is qualitative, from which systematized the analysis through two categories: method and pedagogical ideas, focusing on the quality of the proposed education. The results show that the present ideology in academic research defines a concept neoliberal quality, therefore, market; the pedagogical ideas identified supports the same ideology endorsed by the knowledge society, whose ideology masks the reality stating that education is for all, as a right of peoples. However, the pedagogical ideas by showing neoliberal distances itself from human emancipation process. Thus unveiling this ideological condition that permeates the knowledge society and academic literature can help review the pedagogical ideas and delegated quality education with a view to a social quality, so against hegemonic.
Palavras-chave: Educação
Qualidade
Ideologia
Ideário Pedagógico
Education
Quality teaching
Ideology
Pedagogical Ideas
País: Brasil
Unidade acadêmica: Faculdade de Educação - (FE)
Citação: MAGALHÃES, Solange Martins Oliveira; SOARES, Jackeline Império; MAGALHÃES, Amanda Oliveira; FÉLIX, Maíra dos Santos. Qualidade social da educação: aspectos ideológicos refletidos na construção do ideário pedagógico brasileiro. Revista da UNIFEBE, Brusque, v. 1, n. 15, p. 123-128, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/13189
Data de publicação: 2015
Aparece nas coleções:FE - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Solange Martins Oliveira Magalhães - 2015.pdf598,28 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons