Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/13201
Tipo do documento: Artigo
Título: Educação transdisciplinar: promovendo mais sensibilidade às nossas experiências e às experiências dos nossos educandos
Título(s) alternativo(s): Transdisciplinary education: promoting more sensitivity at our experiences and at the experiences of our students
Autor: Magalhães, Solange Martins Oliveira
Resumo: Este ensaio problematiza a emergência de uma práxis pedagógica que viabilize a construção de uma educação para a inteireza - educação transdisciplinar. Reconhecemos que se faz necessário superar a racionalidade tecnicista do conhecimento e a separação do cognitivo do afetivo e do político. Educação transdisciplinar é aqui compreendida como sendo uma proposta de educação libertadora que evidencia seu papel na construção de um novo projeto histórico. Nessa concepção de educação, o processo de ensino-aprendizagem supera o processo lógico e intelectual, torna-se um processo dinâmico, coerente, constitutivo do ser humano, profundamente afetivo e social. O conceito de transdisciplinaridade é tema orientador de práticas educativas inovadoras na educação superior, capaz de auxiliar na superação do ensino que reduz o real apenas ao nível de realidade material, que reduz o ser humano ao indivíduo racional, egocêntrico ou econômico. A educação transdisciplinar parece-nos fonte inspiradora da busca de soluções aos atuais problemas educacionais, sobretudo dos apresentados no campo da formação de professores. É uma proposta educacional da e para a libertação, pois objetiva a conscientização dos sujeitos ao promover uma vivência que permite e estimula a religação das pessoas, dos eventos e das pessoas aos eventos, de maneira comprometida e ética.
Abstract: This essay aims to contribute to the emergency of a pedagogical praxis that makes viable the construction of an education for the entireness – transdisciplinary education. We recognize that it is necessary to overcome bureaucratic theories and knowledge technicists that split the cognitive from the affective and from the political. Transdisciplinary education is comprehended here as an offer of freeing education that makes evident its role in the construction of a new historical project. In this conception of education the process of teaching-learning overcomes the logical process and the intellectual one; it becomes a dynamic process, coherent, constitutive of the human being, deeply affective and social. The transdisciplinarity concept is the guide theme of innovative educative practices, capable to help at the overcoming of teaching that reduces the real just at the level of material reality, that reduces the human being to the rational individual, egocentric or economic. The transdisciplinary education seems to us like an inspiring source of solutions for the current educational problems, mostly from the presented in the field of teachers’ formation. It is an educational offer from and to the freedom, because it objectives the consciousness of the individuals by promoting a living that permits and stimulates the reconnection of people, of events, and of people to events; that recognizes the submission to the dynamics that comes out from interaction with reality, and of the power over her, the power of searching sustainability for the lives and for the life on the planet on a compromised and ethical way.
Palavras-chave: Educação
Formação de professores
Transdisciplinaridade
Education
Transdisciplinarity
Teachers’ formation
País: Brasil
Unidade acadêmica: Faculdade de Educação - (FE)
Citação: MAGALHÃES, Solange Martins Oliveira. Educação transdisciplinar: promovendo mais sensibilidade às nossas experiências e às experiências dos nossos educandos. Educere et Educare, Casavel, v. 6, n. 11, p. 1-15, 2011.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/13201
Data de publicação: 2011
Aparece nas coleções:FE - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Solange Martins Oliveira Magalhães - 2011.pdf116,12 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons