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dc.creatorAlves, Wanderson Ferreira-
dc.date.accessioned2017-12-26T14:49:20Z-
dc.date.available2017-12-26T14:49:20Z-
dc.date.issued2007-08-
dc.identifier.citationALVES, Wanderson Ferreira. A formação de professores e as teorias do saber docente: contextos, dúvidas e desafios. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 33, n. 2, p. 263-280, maio/ago. 2007.pt_BR
dc.identifier.issne- 1678-4634-
dc.identifier.issn1517-9702-
dc.identifier.urihttp://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/13284-
dc.description.abstractThe purpose of the present text is to investigate how the studies related to teacher knowledge were received within the field of teacher education in Brazil. The main issue here is to understand a bit further, from a dialogue with literature and recent studies, how the scholars of teacher education have perceived the arrival of these new ways of seeing, appreciating and investigating the work of the teacher. The text points out the lack of consensus among the authors selected for the study, and that their arguments can be seen in the context of enunciations that underlie the discussions within the field of teacher education. Such statements exhibit at least three dimensions: epistemological, political, and professional. The first refers to the controversies around the issue of the constitution of the concept of reflective teacher and its philosophical foundations. The second is related to the political meanings and unfolding of the statements. The third dimension is expressed in their potential consequences for the teaching profession. The article concludes by indicating the need to pay attention to three issues in the debates about teacher knowledge and education in Brazil: the risk of, contradictorily, producing an even more alienated teacher; the problem of the quality of the debate in the educational field and, lastly, the importance of establishing a better relationship between the national theoretical tradition and the international literature.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectTrabalho docentept_BR
dc.subjectSaberes docentespt_BR
dc.subjectEpistemologia da práticapt_BR
dc.subjectTeacher educationpt_BR
dc.subjectTeacher workpt_BR
dc.subjectTeacher knowledgept_BR
dc.subjectEpistemology of the practicept_BR
dc.titleA formação de professores e as teorias do saber docente: contextos, dúvidas e desafiospt_BR
dc.title.alternativeTeacher education and the theories of teacher knowledge: contexts, doubts, and challengespt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoO objetivo do presente texto é analisar a recepção dos estudos ligados aos saberes da docência junto ao campo da formação de professores no Brasil. A idéia central aqui é compreender, a partir da discussão com a literatura e com as pesquisas recentes, um pouco mais como os autores estudiosos da formação docente têm percebido a chegada desses novos modos de se ver, apreciar e investigar o trabalho do professor. O texto aponta que não há consenso entre o conjunto de autores tomados para análise e que seus argumentos podem ser vistos no contexto de enunciados que subjazem as discussões no campo da formação de professo- res. Tais enunciados apresentam, pelo menos, três dimensões: a epistemológica, a política e a profissional. A primeira se refere aos embates no campo da constituição do conceito de professor-re- flexivo e de seus fundamentos filosóficos. A segunda diz respeito aos seus desdobramentos e significado político. A terceira se ex- prime em suas possíveis conseqüências para a profissão docente. Conclui indicando a necessidade de se atentar para três questões nos debates sobre os saberes e a formação dos docentes no Brasil: os riscos de, contraditoriamente, se obter um professor ainda mais alienado; o problema da qualidade do debate no campo educacio- nal; e, por fim, a importância de um melhor encaminhamento da relação entre a tradição teórica nacional e a literatura internacional.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.identifier.doi10.1590/S1517-97022007000200006-
dc.publisher.departmentFaculdade de Educação - (FE)pt_BR
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