Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/14735
Tipo do documento: TCC
Título: Influência do controle familiar na divulgação de informações por segmento
Autor: Souza, Laiany Vieira de
Primeiro orientador: Silva, Júlio Orestes da
Primeiro membro da banca: Silva, Júlio Orestes da
Araújo, Kleber Domingos de
Pereira, Ednei Morais
Resumo: O estudo tem como objetivo verificar a relação do controle familiar na divulgação de informações por segmento nas empresas brasileiras. O trabalho foi desenvolvido com 111 empresas listadas no site da B3 que divulgaram informações por segmento no período de 2010 a 2016. O estudo baseou-se em análises das notas explicativas baseadas no Pronunciamento CPC 22, e aplicou-se o modelo de regressão linear múltipla com dados em painel. Os resultados mostram que o controle familiar influencia negativamente a divulgação de informações por segmento. Ainda, verificou-se que as variáveis nível de governança coorporativa, e rentabilidade também influenciam o nível de divulgação, sendo que o nível de governança coorporativa influencia positivamente o nível de disclosure de informações por segmento e a rentabilidade exerce uma influência negativa. Entre os setores de atuação o único que apresentou relevância no cálculo do índice de disclosure foi o setor de Saúde, que exerceu uma influência negativa no disclosure. Conclui-se que as empresa familiares tendem a divulgar menos informações por segmento que as empresas não familiares. As variáveis governança coorporativa, rentabilidade e pertencer ao setor de saúde também influenciaram na divulgação.
Palavras-chave: Informação por segmento
Empresas familiares
disclosure
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econõmicas - FACE (RG)
Nome do curso: Ciências Contábeis (RG)
Citação: SOUZA, Laiany Vieira de. Influência do controle familiar na divulgação de informações por segmento. 2017. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Federal de Goiás, Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas (FACE), Ciências Contábeis, Goiânia, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/14735
Data de publicação: 4-Dez-2017
Aparece nas coleções:FACE - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCCG - Ciências Contábeis - Laiany Vieira de Souza - 2017.pdf1,3 MBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.