Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/14739
Tipo do documento: TCC
Título: Potenciais fatores para a evasão do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Goiás
Autor: Verissimo, Marcos Felipe Santana
Primeiro orientador: Silva, Júlio Orestes da
Primeiro membro da banca: Silva, Júlio Orestes da
Pereira, Ednei Morais
Araújo, Kleber Domingos de
Resumo: A evasão no Ensino Superior é um fator de grande preocupação e gera uma série de desperdícios econômicos e sociais para os alunos e para as Instituições de Ensino Superior (IES). A partir disso, surge a necessidade de políticas e estratégias que reduzam os índices de abandono às IES. Dessa forma, o objetivo da pesquisa foi analisar os fatores que poderiam motivar um aluno do curso de Ciências Contábeis, da Universidade Federal de Goiás (UFG) a evadir da graduação. Para o desenvolvimento desse trabalho foi aplicado um questionário a 230 alunos do Curso de Ciências Contábeis da UFG. Por meio da análise dos resultados verificou-se que os alunos não têm, em média, relacionamentos ruins com agentes do curso, sejam eles colegas de curso, professores, coordenação do curso e da instituição como um todo. A análise também demonstrou que entre os motivos com maior influência, estão a deficiência didática dos professores e a dificuldade de acompanhamento do curso devido ao tempo necessário para o estudo. Conclui-se que o mercado de trabalho é uma das principais causas de evasão, pois o grande número de vagas de emprego em contabilidade e a necessidade do conhecimento prático induz o aluno a trabalhar cada vez mais cedo. A divisão de tempo entre sala de aula e trabalho geralmente diminui o tempo de estudo e dificulta o acompanhamento das disciplinas, podendo ainda promover a desmotivação do discente, reprovações frequentes e ainda levá-lo ao abandono do curso.
Palavras-chave: Evasão acadêmica
Ensino superior
UFG
Aluno
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econõmicas - FACE (RG)
Nome do curso: Ciências Contábeis (RG)
Citação: VERISSIMO, Marcos Felipe Santana. Potenciais fatores para a evasão do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Goiás. 2017. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/14739
Data de publicação: 4-Dez-2017
Aparece nas coleções:FACE - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCCG - Ciências Contábeis - Marcos Felipe Santana Verissimo - 2017.pdf1,14 MBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.