Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/14859
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRibeiro, Eveline Borges Vilela-
dc.creatorBenite, Anna Maria Canavarro-
dc.date.accessioned2018-05-10T14:11:14Z-
dc.date.available2018-05-10T14:11:14Z-
dc.date.issued2009-04-
dc.identifier.citationRIBEIRO, Eveline Borges Vilela; BENITE, Anna Maria Canavarro. Concepções sobre a natureza e ensino de ciências: um estudo das interações discursivas em um núcleo de pesquisa em ensino de ciências. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 9, n. 1, p. 1-23, jan./abr. 2009.pt_BR
dc.identifier.issne- 1984-2686-
dc.identifier.urihttp://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/14859-
dc.description.abstractThe conceptions of teachers about the nature of science can significantly influence the form of teaching and decide questions in classroom. From this perspective, this work seeks to relate the experience of the Chemistry Institute/UFG’s centre of research in Science Teaching (NUPEC) in initial and continuing formation of the science’s teacher. We studied discursive interactions in a discussion about the nature of science. These meetings were recorded in audio and video, transcribed and analyzed following a bakhtinian perspective. The results show assimilation of some aspects of scientific thought and of the relation between science and education. In addition, they reveal social structures (patterns of interaction) that evolve a non linear form and can have macro and microdimensional implications.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInvestigação didáticapt_BR
dc.subjectFormação inicialpt_BR
dc.subjectFormação continuadapt_BR
dc.subjectContinuadapt_BR
dc.subjectAnálise de discursopt_BR
dc.subjectDidactic investigationpt_BR
dc.subjectInitial teacher educationpt_BR
dc.subjectOngoing teacher educationpt_BR
dc.subjectDiscourse analysispt_BR
dc.titleConcepções sobre natureza da ciência e ensino de ciências: um estudo das interações discursivas em um núcleo de pesquisa em ensino de ciênciaspt_BR
dc.title.alternativeConceptions about nature of science and science education: a study of discursive interactions in a science teaching research centerpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoAs concepções dos professores sobre a natureza das ciências podem influenciar significativamente na forma do educador ensinar e decidir questões em sala de aula. Dessa maneira, este trabalho objetiva relatar a experiência Núcleo de Pesquisa em Ensino de Ciências (NUPEC) do Instituto de Química da UFG como alternativa para a formação inicial e continuada de professores de ciências. Foram estudadas as interações discursivas produzidas a partir de discussões sobre a natureza da ciência. As reuniões referentes a esse tema foram gravadas em áudio e vídeo, transcritas e analisadas. Os resultados demonstram internalização de alguns aspectos do pensamento científico e da relação entre educação e ciência, além de revelar estruturas sociais (padrões de interação) que podem evoluir de forma não-linear e, portanto ter implicações macro e microdimenssionais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Química - IQ (RG)pt_BR
Aparece nas coleções:IQ - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Eveline Borges Vilela Ribeiro - 2009.pdf270,88 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons