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dc.creatorFriedrich, Márcia-
dc.creatorBenite, Anna Maria Canavarro-
dc.creatorBenite, Claudio Roberto Machado-
dc.creatorPereira, Viviane Soares-
dc.date.accessioned2018-05-11T15:47:33Z-
dc.date.available2018-05-11T15:47:33Z-
dc.date.issued2010-06-
dc.identifier.citationFRIEDRICH, Márcia et al. Trajetória da escolarização de jovens e adultos no Brasil: de plataformas de governo a propostas pedagógicas esvaziadas. Ensaio: avaliação e políticas públicas em educação, Rio de Janeiro, v. 18, n. 67, p. 389-410, abr./ jun. 2010.pt_BR
dc.identifier.issn0104-4036-
dc.identifier.issne- 1809-4465-
dc.identifier.urihttp://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/14908-
dc.description.abstractThis article provides a historical approach of Schooling for Youth and Adults and its trajectory in the history of education in Brazil. It is characterized by an analysis documentary on the movement of this type of education and public policies that govern it. We compare with the historical development, teacher training, the labor market in Brazil, using primary and secondary sources with the search including the period from 1973 to 2007. We note that literature in general, describes events chronologically ad hoc initiatives in an attempt to solve the problems of illiteracy and lack of qualification of the workforce necessary for the current method of production each season, as initiatives for public policies. Regarding the relationship with the educational proposals for this type of education based on the analysis of legal documents, guidelines and programs for the Brazilian educational context, they are characterized by a compensatory, supplementary, and emergency education.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEscolarização de jovens e adultospt_BR
dc.subjectPúblico de EJApt_BR
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.subjectPropostas pedagógicaspt_BR
dc.subjectSchooling for youth and adultspt_BR
dc.subjectPublic EJApt_BR
dc.subjectPublic policypt_BR
dc.subjectEducational proposalspt_BR
dc.titleTrajetória da escolarização de jovens e adultos no Brasil: de plataformas de governo a propostas pedagógicas esvaziadaspt_BR
dc.title.alternativeTrajectory schooling of youth and adults in Brazil: of government platforms to the pedagogical proposals emptiedpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoEste artigo traz uma abordagem histórica da Escolarização de Jovens e Adultos e sua trajetória na história da educação no Brasil. Caracteriza-se por uma análise documental sobre o movimento desta modalidade de ensino e as políticas públicas que a regem. Fazemos um paralelo com a evolução histórica, formação de professores, mercado de trabalho no Brasil, utilizando fontes primárias e secundárias de pesquisa, compreendendo o período de 1973 até 2007. Constatamos que a literatura especializada, em geral, descreve acontecimentos cronológicos de iniciativas pontuais na tentativa de solucionar os problemas decorrentes do analfabetismo e falta de qualificação da mão de obra necessária ao modo de produção vigente em cada época, como iniciativas em relação às políticas públicas. No que diz respeito à relação com as propostas pedagógicas para esta modalidade de ensino, com base na análise de documentos legais, diretrizes e programas para o contexto educacional brasileiro, estas se caracterizam por uma educação compensatória, supletiva e emergencial.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Química - IQ (RG)pt_BR
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