Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/15000
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRibeiro, Eveline Borges Vilela-
dc.creatorBenite, Anna Maria Canavarro-
dc.date.accessioned2018-05-17T14:57:05Z-
dc.date.available2018-05-17T14:57:05Z-
dc.date.issued2011-12-
dc.identifier.citationRIBEIRO, Eveline Borges Vilela ; BENITE, Anna Maria Canavarro. Sobre a educação inclusiva na formação de professores de ciências: a tessitura dos currículos praticados. Acta Scientiarum. Education, Maringá, v. 33, n. 2,p. 239-245, jul./dez. 2011.pt_BR
dc.identifier.issn2178-5198-
dc.identifier.issne- 2178-5201-
dc.identifier.urihttp://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/15000-
dc.description.abstractThe proposed curriculum, as embodiment of culture, of relations of power, politics and economy are manifested in the university through pedagogical projects of their courses - PPC. In this way, considering the relevance of the question in a time of democratizing access to education, it must be also considered how will or how is being performed the permanence of all people in university, and how the future science teachers are being prepared for the diversity. Thus, we analyzed the PPC of the licentiate courses in sciences (Biology, Physics, Mathematics, and Chemistry) of a public institution of higher education in Jataí City, Goiás State, focusing on Inclusive Education and how it is being dealt in these training courses for teachers. In the documents of the examined courses, there was no reference to training for diversity, and no discipline or reference approaching this subject.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProjetos pedagógicos de cursospt_BR
dc.subjectFormação de professores para diversidadept_BR
dc.subjectPedagogical project of coursespt_BR
dc.subjectTeacher training for diversitypt_BR
dc.titleSobre a educação inclusiva na formação de professores de ciências: a tessitura dos currículos praticadospt_BR
dc.title.alternativeOn inclusive education in the training of science teachers: the texture of the curriculum in practicept_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoAs propostas curriculares, como materialização da cultura, das relações de poder, da política e da economia, se materializam na universidade por meio dos Projetos Pedagógicos de seus cursos - PPC. Dessa maneira, considerando a atualidade da questão em uma época de democratização do acesso à educação, é preciso considerar também como será ou está sendo realizada a permanência de todas as pessoas no âmbito universitário e como estão sendo preparados os futuros professores de Ciências para a diversidade. Assim , foram analisados os PPCs dos cursos de licenciatura em Ciências (Biologia, Física, Matemática e Química) de uma Instituição de Ensino Superior pública em Jataí, Estado de Goiás (IES/Jataí), tendo como foco a noção de EI e a maneira como ela está sendo tratada nesses cursos de formação de professores. Percebemos que não consta nos documentos dos cursos pesquisados nenhum tipo de referência à formação para diversidade, assim como nenhuma disciplina ou referência bibliográfica que trate do assunto.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.identifier.doi10.4025/actascieduc.v33i2.14407-
dc.publisher.departmentInstituto de Química - IQ (RG)pt_BR
Aparece nas coleções:IQ - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Eveline Borges Vilela-Ribeiro - 2011.pdf510,01 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons