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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Ana Márcia-
dc.creatorNicolino, Aline da Silva-
dc.creatorInácio, Humberto Luís de Deus-
dc.creatorFigueiredo, Valéria Maria Chaves de-
dc.date.accessioned2018-05-28T12:13:21Z-
dc.date.available2018-05-28T12:13:21Z-
dc.date.issued2009-07-
dc.identifier.citationSILVA, Ana Márcia; NICOLINO, Aline da Silva; INÁCIO, Humberto Luís de Deus; FIGUEIREDO, Valéria Maria Chaves de. A formação profissional em Educação Física e o processo político social. Pensar a Prática, Goiânia, v. 12 n. 2, p. 1-16, maio/ago. 2009. Disponível em: <https://www.revistas.ufg.br/fef/article/view/6588/5355>.pt_BR
dc.identifier.issne- 1980-6183-
dc.identifier.urihttp://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/15094-
dc.description.abstractThis article discusses some of the important issues which permeate professional education in Physical Education in Brazil. This resarch work was conducted through content analysis of official documents and databases from the Brazilian government as well as other documents from international organisations.Data investigation shows that more than 100 thousand BA placements in physical education are made available each year in Brazil, which ranks it among the 10 courses with the largest number of graduating students in the country. Also, this research shows that political and economic elements which are linked to emerging market demands and interests guide the needs of the social process of professional education in physical education.pt_BR
dc.description.abstractEste artículo discute algunos determinantes que sustentan la formación profesional en Educación Física en Brasil. En la investigación, de tipo documental con técnica de análisis de contenido, se ha trabajado con documentos y bancos de datos oficiales del gobierno brasileño, además de otros procedentes de organismos internacionales. Los datos de la investigación indican que cada año se ofrecen más de 100 mil plazas en Educación Física, convirtiéndolo en uno de los 10 mayores cursos en número de graduados en el país. Cabe observar que, ciertos elementos político-económicos vinculados a los intereses y demandas emergentes de mercado, son los que dirigen las necesidades del proceso social en la formación profesional en Educación Física.pt_BR
dc.description.sponsorshipUFGpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherAna Márcia Silvapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Físicapt_BR
dc.subjectFormação profissionalpt_BR
dc.subjectPolíticas educacionaispt_BR
dc.subjectPhysical Educationpt_BR
dc.subjectProfessional educationpt_BR
dc.subjectEducational policiespt_BR
dc.subjectEducación Físicapt_BR
dc.subjectFormación profesionalpt_BR
dc.subjectPolíticas educacionalespt_BR
dc.titleA formação profissional em Educação Física e o processo político socialpt_BR
dc.title.alternativeProfessional Education in Physical education and the social political processpt_BR
dc.title.alternativeLa formación profesional en Educación Física y el proceso político socialpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoEste artigo discute alguns determinantes que permeiam a formação profissional em Educação Física no Brasil. A pesquisa, de tipo documental com técnica de análise de conteúdo, trabalhou com documentos e bancos de dados oficiais do governo brasileiro, além de outros provenientes de organismos internacionais. Os dados da investigação apontam que mais de 100 mil vagas são abertas a cada ano em cursos superiores de Educação Física, tornando-o um dos 10 maiores em número de concluintes no país. Observam-se, ainda, elementos político-econômicos vinculados aos interesses e demandas emergentes de mercado, os quais direcionam as necessidades do processo social na formação profissional em Educação Física.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFGpt_BR
dc.identifier.doi10.5216/rpp.v12i2.6588-
dc.publisher.departmentFaculdade de Educação Física e Dança - FEFD (RG)pt_BR
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